Os portugueses nunca levantaram tanto dinheiro no multibanco como no ano passado. Foram mais de 27.000 milhões de euros – o valor mais elevado desde que o Banco de Portugal (BdP) começou a recolher estes dados, em 2000 –, num total de 419,6 milhões de idas a uma caixa ATM para levantar dinheiro.
Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia em dados do BdP, só em dezembro (de 2017) os portugueses levantaram 2,59 mil milhões de euros, o valor mensal mais elevado de sempre.
“Em primeiro lugar, há que ter em conta o crescimento nominal da economia e, no caso em concreto, dos rendimentos. A maior parte do aumento [destas operações] de 2017 face a 2016 poderá ter como explicação apenas o crescimento e a inflação”, disse o economista da IMF Filipe Garcia, citado pela publicação.
O responsável adiantou ainda que “há uma tendência para que os rendimentos dos portugueses sejam cada vez mais obtidos pela via formal”. “Ou seja, recebe-se menos em dinheiro, fora do sistema”, explicou.
Em média, cada levantamento realizado no ano passado ascendeu a 64,62 euros, superando os 63,90 euros verificados no ano anterior. Uma evolução que pode, no entanto, inverter-se. “A prazo, é provável que haja uma inversão de tendência, à medida que a adoção pelos meios de pagamento eletrónicos se intensifique”, referiu Filipe Garcia.
No que diz respeito aos levantamentos de dinheiro feitos por estrangeiros, aumentaram 1,1% face a 2016, para um total de 15,6 milhões de levantamentos. Ao todo, foram retirados das contas 1,89 mil milhões de euros, um valor que fica aquém dos 1,9 mil milhões de euros que foram levantados ao longo do ano anterior.
Por: Idealista