ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA NO CECAL

16:47 - 25/01/2018 LOULÉ
Estão abertas até 1 de junho as inscrições para o Programa de Residências de Criação Artística do CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé.

Podem candidatar-se a esta iniciativa todos os artistas que trabalhem nas áreas das artes plásticas, artes performativas, da música, da fotografia, vídeo ou som, numa vertente que poderá ser multidisciplinar e onde serão valorizados os projetos que operem uma reflexão ou que tomem como objeto de trabalho o território plural do Concelho de Loulé e do Algarve.

As residências podem ser de longa duração (3 meses) ou de curta duração (até 1 mês). No final de cada residência os participantes devem facultar um memorando, ou um making off , do processo de trabalho desenvolvido, podendo realizar-se uma exposição dos trabalhos resultantes da residência.

Todas as candidaturas deverão ser dirigidas à Câmara Municipal de Loulé, através do email galerias@cm-loule.pt, e nelas deverão constar a ficha de candidatura devidamente preenchida.

O júri é composto por um elemento da Câmara Municipal de Loulé, um da Universidade do Algarve e um da área artística do projeto. O mérito do candidato, a originalidade e pertinência da proposta, o carácter inovador e experimental da proposta e a adequação do projeto ao programa são alguns dos parâmetros de análise das candidaturas.

Apoiar a criação e divulgação artística, incentivar a investigação e experimentação artística como ferramenta de intervenção ativa e dinâmica no território envolvente e estimular a interação da comunidade artística com as populações locais são os objetivos destas residências.

Refira-se que o CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé assume-se como estrutura transdisciplinar de apoio à criação artística, sobretudo através da realização de residências artísticas. Este espaço apresenta, igualmente, uma programação regular de exposições que se enquadram no seu carácter experimental.

 

Por: CM Loulé