ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOULÉ RUMA À ESTÓNIA

13:50 - 25/01/2018 LOULÉ
Nove alunos e professores da Escola Secundária de Loulé preparam-se para rumar à Estónia, no âmbito de um projeto Erasmus+.

Depois dos encontros na Eslovénia, Martinica e Itália, a parceria vai juntar-se em Parnü, na Estónia, entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro. Enquanto os docentes terão reuniões de trabalho, ao longo da semana, os alunos vão frequentar uma formação subordinada ao tema “Introdução às técnicas de tradução e legendagens de vídeos”. Estão também previstos encontros entre a parceria e autoridades estónias, em Parnü e em Tallin, para a disseminação do projeto.

A representação portuguesa far-se-á representar pelos professores Duarte Duarte, Maria Ermelinda Travia, Maria de Fátima Dias e Paulo Ribeiro e ainda pelos alunos Francisco Alves, João Maria Encarnação, Tatiana Correia, Vasco Raminhos e Márcia Guerreiro, alunos dos 11º e 12º ano dos Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais.

Esta parceria para a Inovação e Boas Práticas, intitulada “Education au patrimoine via les parcours de santé», envolve escolas de cinco países: o Lycée professionnel la Trinité, Martinica, França, a Escola Secundária de Loulé, Portugal, o Liceo Statale Principe Umberto, Sicilia, Itália, o Pärnu Ühisgümnaasium, Estónia e o Šolski center Krško-Sevnica, Eslovénia.

O projeto pretende utilizar os dispositivos móveis e as suas aplicações simples como ferramentas motivadoras e recursos educacionais, para atividades práticas e experimentais, nomeadamente roteiros eletrónicos de percursos educativos, que facilitem as saídas de campo/visitas de estudo. O objetivo é tirar partido da eficiência e portabilidade crescentes das mais recentes TIC.

Os utilizadores da aplicação, professores, estudantes e posteriormente o público em geral, poderão facilmente orientar-se nas saídas de campo, através de percursos georreferenciados que poderão ser percorridos a pé e/ou de bicicleta. Os roteiros incluirão ainda percursos alternativos para pessoas com mobilidade reduzida. Estes percursos educativos permitirão ao utilizador guiar-se, autonomamente ou em grupo, descobrindo e aprendendo conteúdos relacionados com várias áreas temáticas (arte, biologia, geologia, física, literatura, matemática, química, etc…)

O site do projecto pode ser acedido através do URL: http://trails2education.eu/ e o facebook, através do URL https://www.facebook.com/trails2educationeu-1686342281664390/

 

Autora:

Ermelinda Travia

Coordenadora de escola do projeto Erasmus+

Nº KA219-024127-3