Trata-se de uma ação de proximidade junto das comunidades rurais, que visa a proteção e sensibilização das populações do interior do Concelho para a defesa da floresta contra incêndios, permitindo ainda verificar as condições de proteção das habitações; medidas de autoproteção e a mobilidade da população em caso de evacuação.
A presente iniciativa será dinamizada conjuntamente com Juntas de Freguesia, Bombeiros Municipais, Guarda Nacional Republicana e Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, num esforço coletivo, dando, assim, continuidade ao trabalho tem sido desenvolvido ao longo dos anos pelo Município de Loulé no que concerne a esta temática que merece, cada vez mais, um enfoque de vital importância.
A prevenção deve ser uma atitude de todos os cidadãos perante a ameaça dos incêndios florestais e para salvaguardar o património florestal. O Município de Loulé tem uma área de 763,67 km², em que 40% do total da sua área é ocupada pelas classes de perigo de incêndio florestal muito elevada, e cerca de 51,3% da sua superfície está classificada como área protegida, englobando uma grande diversidade de habitats.
Recorde-se que os proprietários têm até 15 de março para limpar os seus terrenos, de forma a criar faixas de gestão de combustível.
Por: CM Loulé