A Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio (ACCBA) promove no domingo, em Faro, uma exposição para divulgar a raça, cujo processo de reconhecimento como raça portuguesa está em curso.
O cão do barrocal algarvio, usado para a caça e como cão de guarda, esteve em vias de extinção na década de 1960, mas, apesar de a população ter diminuído desde então, a raça conseguiu manter-se e existem atualmente 1.500 exemplares no Algarve, estimou Rogério Teixeira, dirigente da ACCBA.
Com olhos amendoados, orelhas pontiagudas, cauda e pelo compridos e muito macios, o cão, que era conhecido como lanudo, felpudo ou abandeirado, devido ao formato da cauda, passou a ser designado cão do barrocal algarvio, por este ser o seu habitat, na faixa entre o litoral e a serra algarvia.
O responsável explicou à Lusa que os membros da associação se têm dedicado, desde há mais de uma década, a localizar os exemplares existentes no Algarve, tendo pagado dos seus bolsos a investigação genética da raça, por considerarem que o cão possuía características que os diferenciava.
Rogério Teixeira descreve o cão como sendo um excelente caçador que, devido à sua rapidez, tem sido usado ao longo dos tempos para caçar coelhos sem espingarda, e observou que a raça se tem conseguido manter devido a um controlo mais rigoroso dos cruzamentos com outras raças.
O responsável sublinhou ainda que a associação nunca comercializou nenhum animal, tendo antes oferecido muitos exemplares com o objetivo de divulgar a raça.
Embora a raça tenha proliferado em todo o Algarve, é mais comum nas áreas do barrocal nos concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Tavira, Lagoa, Silves e Albufeira.
O cão aguarda o reconhecimento enquanto raça portuguesa, processo que está a ser acompanhado pela Direção Geral de Veterinária e pelo Clube Português de Canicultura.
Ao todo, existem dez raças portuguesas de cães, sendo o podengo e o perdigueiro os mais vocacionados para a caça. Até agora, o único cão originário do Algarve reconhecido como raça portuguesa é o cão de água.
A mostra do cão do barrocal algarvio acontece no domingo, entre as 10:00 e as 21:00, no parque de lazer das Figuras, à entrada de Faro.
Por Lusa