Chuva atingiu os 40 litros por metro quadrado numa hora na ilha de São Miguel

12:49 - 28/08/2014 ATUALIDADE
A ilha de São Miguel, nos Açores, registou na noite de quarta-feira e madrugada de hoje "níveis elevados de precipitação", que chegaram a atingir os 40 litros por metro quadrado numa hora em Ponta Delgada.

A meteorologista Fernanda Carvalho, da delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou à agência Lusa que a precipitação caiu sobretudo entre as 23:00 e as 01:00 locais (uma hora mais tarde em Portugal continental).

"Numa hora, no aeroporto, cairiam mais de 40 litros por metro quadrado e mais de 30 litros por metro quadrado na estação do observatório do Relvão", em Ponta Delgada, acrescentou.

“Houve um grande desenvolvimento vertical e caiu muita precipitação também acompanhada da ocorrência de trovoada, verificaram-se níveis elevados de precipitado nas estações de São Miguel quer do aeroporto, quer na cidade de Ponta Delgada”, sublinhou.

A meteorologista adiantou ainda que o tempo "vai manter-se instável", devido "à passagem de duas depressões com sistemas frontais também associados", mas regista-se "uma melhoria no grupo oriental" (São Miguel e Santa Maria) e apenas os grupos ocidental e central estão sob aviso.

Ainda assim, e segundo Fernanda Carvalho, "deverá ocorrer no fim de semana alguma precipitação" nas duas ilhas do grupo oriental, "sobretudo na sexta-feira", mas não deverá ser chuva forte.

A Proteção Civil dos Açores emitiu ao início da manhã de hoje um alerta para as ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) tendo em conta as previsões de chuva e trovoada.

No caso do grupo ocidental, o aviso amarelo (o segundo menos grave) é referente a trovoada e chuva, até às 18:00 locais de hoje.

Para o grupo central, o aviso do IPMA é laranja (o segundo mais grave) para a precipitação, entre as 12:00 e as 23:00.

Aquelas ilhas vão estar ainda sob aviso amarelo por causa das previsões de trovoada para o período entre as 12:00 e as 23:00.

A Proteção Civil dos Açores registou, hoje de madrugada, cerca de 50 pedidos de ajuda na ilha de São Miguel para enfrentar as inundações provocadas por chuva intensa, mas não se registaram feridos ou cortes de via.

Os concelhos de Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande foram os mais fustigados pela chuva que caiu sobre a ilha de São Miguel durante a madrugada de hoje.

 

APE (RCP/MP) // MP

Lusa/fim