O projeto ASSEMBLE Plus reúne catorze países europeus na criação de um novo programa para facilitar o acesso a estações biológicas marinhas em toda a europa, permitindo partilhar infraestruturas e otimizar recursos existentes.
Com este programa, cientistas e investigadores marinhos terão não só a possibilidade de trabalhar em laboratórios analíticos e instalações experimentais de excelência por toda a Europa, mas também o acesso a uma grande diversidade de ecossistemas marinhos, recursos biológicos únicos, dados históricos e oportunidades de formação avançada. O projeto é liderado por membros do European Marine Biological Resource Centre (EMBRC-ERIC; www.embrc.eu), que em Portugal é coordenado pelo Centro de Ciências do Mar na Universidade do Algarve (CCMAR; www.ccmar.ualg.pt) e inclui ainda os centros IMAR no Açores, CIIMAR no Porto (www.ciimar.up.pt) e ACOI em Coimbra (www.acoi.ci.uc.pt). Daniela Fazenda, gestora do EMBRC em Portugal, explica que “com o Assemble Plus, cientistas de toda a Europa – sejam do meio académico, de empresas ou da administração pública - poderão incluir na sua investigação ecossistemas únicos que existem em Portugal, como a Ria Formosa ou o mar profundo dos Açores. Em contrapartida, os cientistas portugueses poderão beneficiar de infraestruturas e recursos que não encontram em Portugal, o que vem potenciar a sua capacidade de investigação”. Financiado pelos fundos europeus Horizonte 2020, o ASSEMBLE Plus encontra-se em fase de dinamizar as ações definidas na reunião de arranque de projeto em Outubro de 2017, que contou com 50 participantes, representando 32 organizações e 14 países.

Sobre o Centro de Ciências do Mar (CCMAR): O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos de investigação científica na Universidade do Algarve. O CCMAR recebeu classificação Excelente e é um dos mais importantes centros em Portugal, desenvolvendo investigação nas áreas da oceanografia, biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 250 membros, 110 dos quais doutorados, e 30 alunos de doutoramento e é parceiro de vários projetos e infraestruturas de investigação europeus como o EMBRC (www.embrc.eu), Aquaexel (www.aquaexel.eu) e EMSO (www.emso-eu.org).
Por: UAlg