Continente mais próximo da população

17:40 - 27/08/2014 LOULÉ
Manuela Pereira Gonçalves David, 49 anos, natural de Beja, é, desde fevereiro deste ano, a Diretora da Loja Continente de Loulé. Formada em Gestão de Empresas na Universidade de Évora, Manuela Gonçalves está há 22 anos no grupo Sonae, tendo ocupado a função de Diretora de Loja ao longo dos últimos 8 anos, nas lojas de Faro, Évora e agora em Loulé. A propósito do tour «Quim Roscas & Zeca Estacionâncio», que no passado dia 23 de agosto passou pelo Continente de Loulé, Manuela Gonçalves explica a i

 

A Voz do Algarve – Qual o objetivo de iniciativas como o tour de «Quim Roscas & Zeca Estacionâncio» que percorreu lojas Continente de todo o país?

Manuela Gonçalves – O nosso objetivo é proporcionar às famílias momentos de diversão gratuitos. A loja de Loulé foi a 20ª loja a receber este espetáculo, com a divertidíssima dupla formada por João Paulo Rodrigues e Pedro Alves. Correu muito bem, os clientes aderiram bastante, esperávamos cerca de 3 centenas de pessoas e estiveram presentes mais de 1000. Penso que nestas situações as pessoas ficam contentes com a iniciativa e vêem-na como uma oferta, uma forma de os agradar para que mantenham a sua fidelidade.
Por sua vez, o Continente acredita que como agente ativo na sociedade tem um papel a cumprir no apoio às comunidades onde está inserido, desenvolvendo, por isso, um vasto conjunto de iniciativas.

 

V.A. – Estão previstas outras iniciativas para breve?

M.G. – As iniciativas estão constantemente a acontecer. Não só no formato de espetáculos, como foi o caso, e que certamente voltarão a acontecer, mas também através da Missão Sorriso, da Leopoldina,… iniciativas que temos frequentemente e que consistem na recolha de alimentos, de brinquedos, etc.
Atualmente também temos a decorrer uma iniciativa, que já temos há algum tempo, e que pessoalmente considero muito importante. Pretendo inclusive divulga-la ainda mais, reunindo com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, os Agrupamentos Escolares... A iniciativa é nacional e consiste na visita mensal de uma equipa de nutricionistas às lojas Continente. Os clientes podem vir, fazer perguntas, avaliar a sua saúde em termos alimentares, receber informações sobre produtos, esclarecimentos… E é possível ter um acompanhamento para conhecer a sua evolução, uma vez que todos os meses temos cá os nutricionistas que percorrem o país. Os nossos clientes têm aderido muito bem, talvez porque além de sermos uma das três lojas que têm esta iniciativa no Algarve, que também se encontra em Tavira e na Guia, temos clientes fieis.

 

V.A. – Isso significa que esta iniciativa não abrange o Continente Modelo existente também em Loulé. Existem diferenças entre as duas lojas?

M.G. – Sim, existem várias diferenças. Nós somos Continente e a outra loja é Continente Modelo. O nome só por si já mostra essa diferença, pois está relacionado com a dimensão da loja. Os Continentes são as lojas maiores, com uma área de cerca de 4000m2 ou superior. Existem depois os Continentes Modelo, como é a outra loja de Loulé, que têm uma área de cerca de 2000m2. E ainda existe o Continente Bom Dia, que são lojas muito mais pequenas, que muitas vezes se encontram no centro das cidades. Esta questão das dimensões implica outras diferenças, como por exemplo, promoções que existem num Continente e não existem num Continente Modelo, ou vice-versa. Os próprios folhetos são diferentes. Existem folhetos para cada tipo de loja. Seria impossível para um Continente mais pequeno acompanhar todas as gamas de um Continente maior. Esta questão ainda confunde muitas vezes os clientes, porque há coisas que são comuns e os clientes nem sempre se apercebem destas diferenças.

 

V. A. – No Concelho de Loulé haverá recentemente outro Continente, localizado em Quarteira. Qual será o “tipo” de Continente e qual a previsão para a sua abertura?

M.G. – Será um Continente Modelo. Penso que esteja um pouco atrasado, mas garantidamente abrirá ainda este ano. Quarteira tem falta desta loja para poder dar resposta perante uma população que quadruplica nos meses de verão.

 

V. A. – O que gostaria de acrescentar sobre o Continente de Loulé que dirige?

M.G. – O Continente de Loulé é uma loja espaçosa, agradável, com um alcance médio de 2300 clientes diários e uma boa média de compras por cliente. Está aberto ao público das 9h00 às 22h00 e conta com 120 funcionários, na sua maioria oriundos do Concelho de Loulé, distribuídos por turnos entre as 5h00 e as 00h00. Somos uma empresa com formação própria, e das empresas que mais formação dá aos seus funcionários, permitindo que estes evoluam nos seus conhecimentos e aumentem o grau da profissão, o que em parte, penso ser um contributo para que os funcionários estejam contentes e se identifiquem com o grupo Sonae.

Relativamente à responsabilidade social da empresa, a Sonae prosseguiu a sua política durante o primeiro semestre deste ano, ao distribuir 3,9 milhões de euros em apoios à comunidade, um valor que traduz um crescimento de 6% face ao mesmo período do ano anterior. O compromisso da Sonae com a comunidade beneficiou cerca de 1.400 instituições que apoiam crianças, jovens e famílias em todo o país, num aumento de mais de duas centenas nas organizações do terceiro setor apoiadas. A Sonae tem-se distinguido por ser uma empresa com fortes preocupações sociais e o primeiro semestre de 2014 é, uma vez mais, um reflexo dessa cultura intrínseca a toda a organização e às suas pessoas.

 

Por V.C.