Visitantes convidados a experienciar a interculturalidade e tolerância religiosa
A tolerância religiosa e a Interculturalidade são os temas em destaque em dezembro na exposição LOULÉ. Territórios. Memórias. Identidades, através de atividades que convidam os participantes a experienciar a interação das diferentes comunidades que habitaram Loulé, desde a islamização (século VIII) à reconquista cristã (século XIII).
Já a 3 dezembro a visita temática Loulé: nesta terra viveram mouros, judeus e cristãos – do islão à cristandade, destinada a todo o público, e com início às 15h30, reconstitui, através dos testemunhos materiais, a convivência entre as três comunidades.
No sábado seguinte, a 9 de dezembro, é altura de conhecer os vários aspetos em que se exprimia a vida religiosa na época romana e o seu legado nas atuais práticas religiosas.
A visita temática A religião na época romana e as suas reminiscências tem também início às 15h30 e destina-se a todo o público.
E porque a interculturalidade incentiva a reflexão sobre a relação que estabelecemos com os outros, a exposição LOULÉ. Territórios. Memórias. Identidades promove a 15 de dezembro, sexta, às 18h00, um diálogo no espaço expositivo sobre a tolerância e o direito à diferença, intitulada Diálogos sobre a tolerância.
Continuando a prática iniciada em outubro, o 1º domingo do mês de dezembro é também uma oportunidade única para conhecer, entre as 11h00 e as 12h00, o acervo da exposição LOULÉ. Territórios. Memórias. Identidades e a 2 História da ocupação humana do território de Loulé desde a pré-história até à Baixa Idade Média.
Das Pedras às palavras é o título da visita conversa que acontece na exposição Loulé. Territórios. Memórias. Identidades todas as 3ªs feiras de dezembro, às 15h00, e destinada ao público sénior, propondo um momento de reflexão sobre o território de Loulé e o seu imaginário colectivo.
A exposição LOULÉ. Territórios. Memórias. Identidades recebeu já 75.089 visitantes desde a sua inauguração, a 21 de junho.
A exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades apresenta mais de 7 mil anos de história do concelho, revela costumes, hábitos alimentares e a vida quotidiana das várias civilizações que por ali passaram através de peças arqueológicas. A exposição está patente no Museu Nacional de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa), de 3ª a Domingo entre as 10h e as 18h. LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é um “Portugal em miniatura” que espelha a história de Portugal, da Península Ibérica e da Europa. Um verdadeiro ponto de partida para uma viagem obrigatória até Loulé para descobrir o concelho e os seus segredos mais bem guardados, como o sítio de Corte João Marques, a escrita do Sudoeste, o Cerro da Vila, o Castelo de Salir e o centro histórico da cidade.
A exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é uma iniciativa conjunta dos Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé, com o apoio da Lusitânia Seguros, da Imprensa Nacional da Casa da Moeda e do 365 Algarve.
LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades inscreve-se na longa tradição de cooperação do Museu Nacional de Arqueologia com as autarquias, iniciada há exatamente 20 anos.
LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é a 22ª exposição desta natureza a ocupar o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no ano em que também o Museu Municipal de Loulé está a celebrar o seu 22º aniversário.
Por: Mnarqueologia