Um terço da cavala capturada em Portugal provém de águas algarvias. No entanto, este recurso não é ainda muito valorizado em termos de consumo.
O projeto Cavala Algarvia assume-se como um motor de arranque para a promoção da espécie, quer em termos de economia do setor, quer na mesa dos portugueses.
O projeto de valorização da cavala tem como objetivo promover o consumo desta espécie que é uma das mais pescadas pela frota algarvia. Porém, na gastronomia portuguesa, a cavala não tem tido grande reconhecimento nutricional e gastronómico, pelo que o Centro de Ciências do Mar (CCMAR – Universidade do Algarve), em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, a Docapesca, o ISE – UAlg e Barlapesca, pretende sensibilizar o público em geral para este produto.
A cavala é uma das espécies mais rejeitadas pela frota comercial, representando, no entanto, cerca de 50% de todas as capturas pesqueiras da região. Como tal, torna-se imprescindível incentivar o seu aproveitamento comercial, com vista a uma exploração racional e sustentada dos oceanos.
Este projeto, financiado pelo PROMAR, e promovido pelo Grupo de Ação Costeira (GAC) do Barlavento levará a cabo dez eventos de showcooking, seguidos de prova de degustação em vários concelhos do barlavento algarvio, entre agosto e novembro deste ano, com o apoio das autarquias locais e marinas.
A próxima demonstração decorre já amanhã (dia 9 de agosto) no mercado dos Caliços, em Albufeira, a partir das 9h30. Seguem-se novas ações em Lagoa e Vila do Bispo. Para consultar o calendário completo, visite o site: www.cavala.pt ou o facebook deste projetohttps://www.facebook.com/cavala.algarvia/ .
Por CCMAR