O projeto tem como objetivo divulgar o índice UV (iUV) ultravioletas.
A classificação do iUV utilizada é a mesma que a usada pelo IPMA-Instituto do Mar e da Atmosfera. Esta classificação identifica 5 patamares de intensidade da radiação UV e tipifica os comportamentos de proteção correspondentes; o iUV é um índice quantificado e para cada patamar do índice está associado uma cor padrão.
A divulgação dos valores do iUV será feita com o hastear de uma bandeira de formato próprio e com a cor padrão prevista para cada patamar doo, sendo o hasteamento da bandeira do iUV, e a sua atualização efetuada pelo próprio nadador-salvador, ao longo do dia.
A informação sobre a variação do iUV é veiculada através de uma aplicação específica para smartphone, disponível na store do google play, e que transmitirá, por notificação, as alterações ao longo do dia do iUV medido na estação meteorológica do AEMTG ( Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes ).
Este projeto é o alargar de uma parceria do AEMTG à Freguesia de Ferragudo, apadrinhada desde logo pela junta de freguesia, que a par daS bandeiras informativas, dos painéis informativos sobre o projeto e sobre a perigosidade da radiação uv, disponibilizou meios financeiros também para que além da existência de aplicação para smartphone (APP) na google store, a mesma também tivesse disponível na plataforma da apple pela primeira vez desde o inicio deste projeto em 2016.
Saúda ainda a junta de freguesia a disponibilidade de todos as entidades envolvidas neste projeto, bem como e especialmente os concessionários da Praia Grande, que com a sua disponibilidade permitiram a operacionalização do mesmo em tempo real.
Tem a Junta de Freguesia de Ferragudo o objetivo ainda de disponibilizar folheto bilingue português-ingles a fim de abranger um maior número de utilizadores, que em 2016 foram de 1255 nas Praias da Rocha e do Vau, durante os meses de agosto e setembro.
Por: F. Ferragudo