Em 2014, Portugal conta com 194 praias galardoadas com a bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos!”.
Relativamente a 2013, registou-se um acréscimo de galardões atribuídos às praias, passando de 179 para 194. Segundo informação no portal do Turismo de Portugal, “este aumento justifica-se pelo empenho crescente dos municípios na preparação das suas zonas balneares, promovendo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao usufruto destes espaços por pessoas com deficiência e/ou mobilidade condicionada”.
No total das 194 zonas balneares galardoadas, 171 localizam-se no Continente, 14 na Região Autónoma dos Açores e nove na Região Autónoma da Madeira, apresentando a seguinte distribuição: 159 dizem respeito a zonas balneares costeiras; 35 correspondem a zonas balneares de interior; 118 dispõem de cadeiras anfíbias.
O Galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”, projecto iniciado em 2005, resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Agência Portuguesa do Ambiente. O principal objectivo é dotar as zonas balneares de um conjunto de condições que permitam o uso universal, sem por em causa a idade, as dificuldades de locomoção ou mobilidade.
As condições que determinam a atribuição do galardão praia acessível, residem na existência de: acesso pedonal fácil; estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência; acesso à zona de banhos por nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos; passadeiras no areal, sanitários e posto de socorros acessíveis.
Paralelamente a este projecto, o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver “um conjunto de iniciativas que visam a promoção do Turismo Acessível e a disseminação de boas práticas que conduzam, cada vez mais, a um Turismo com todos e para todos”.
Por Publituris