1.º Congresso 4H Healthcare Group realiza-se nos dias 28 e 29 de janeiro, no Algarve
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Diabetes mata mais de 12 pessoas por dia em Portugal;
As doenças respiratórias são uma das principais causas de morbilidade e mortalidade no país;
Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, revelou que a dor crónica em Portugal afeta dois milhões e setecentas mil pessoas, ou seja 31% da população.
O 1.º Congresso 4H Healthcare Group vai ser dedicado aos três temas mais prementes na área da saúde em Portugal: a diabetes, com quase um milhão de portugueses com mais de 30 anos a sofrer desta doença, de acordo com a OMS; a evolução do tratamento na área respiratória, sendo que as doenças respiratórias são uma das principais causas de morbilidade e mortalidade, em particular as doenças respiratórias crónicas (DRC), cuja prevalência é de cerca de 40%, com tendência a aumentar; e o tratamento da dor e da osteoartrose. Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto a dor crónica em Portugal afeta dois milhões e setecentas mil pessoas, ou seja 31% da população.
Para discutir estas patologias, a sua prevalência e formas de prevenção, diagnóstico e tratamento, o Grupo convidou um painel de reconhecidos oradores, nomeadamente o Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo Professor da Faculdade de Medicina de Coimbra, Chefe de serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e Presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Ateroesclerose, que será o chairman do Congresso.
A tarde de trabalho vai começar com a Prof. Doutora Manuela Carvalheiro, Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que abordará o tema do Tratamento da Diabetes Mellitus Tipo II. A Evolução no Tratamento da Área Respiratória cabe à Prof. Doutora Paula Pinto, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Pneumologista do Centro Hospitalar Lisboa Norte e Secretária-Geral da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Por último, o Dr. Jorge Lains, Diretor de Serviço e Adjunto do Diretor Clínico do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP) e Presidente da Sociedade Internacional de Medicina Física e de Reabilitação, vai falar sobre o Diagnóstico e Tratamento da Dor.
O segundo dia será dedicado à realização de workshops. O primeiro painel de workshops vai versar sobre os Procedimentos Cirúrgicos Minimamente Invasivos, seguem-se os painéis dedicados à Imagiologia e Cirurgia Geral na Área da Mama, à Poliartralgia e Lombalgia na Perspetiva do Diagnostico por Imagem e da Avaliação Clinica, onde vão participar oradores de referência, como sejam o Dr. José Ramos, Diretor Clínico do Hospital de S. Gonçalo de Lagos e Assistente Hospital Graduado em Cirurgia Geral no Centro Hospitalar do Algarve, o Dr. Paulo Martins, Consultor em Cirurgia Geral no Hospital S. Gonçalo de Lagos e Hospital CUF Porto, o Dr. José João Marques, Assistente Hospitalar em Urologia no Centro Hospitalar do Algarve e Hospital S. Gonçalo de Lagos, o Dr. Aragão de Morais, Assistente Hospitalar Graduado em Cirurgia Vascular no Hospital de Santa Marta e Hospital S. Gonçalo de Lagos, o Dr. Carlos Pereira, Médico Radiologista e Diretor Clínico da Ginoeco IMAG , o Dr. João Leal de Faria, Cirurgião Geral, Diretor da Clínica Multidisciplinar da Mama do IPO Lisboa e Coordenador do Centro da Mama do Hospital da Luz de Lisboa, o Dr. Pedro Barão, Médico Radiologista e Diretor Clínico da IMAG Olaias, e a Dra. Eugénia Simões, Assistente Hospitalar Graduada em Reumatologia no Instituto Português de Reumatologia e Hospital S. Gonçalo de Lagos.
De acordo com António Chaves Costa, CEO do 4H Healthcare Group, “percorremos um longo caminho desde a fundação da Tecnifar em 1969, com capital 100% nacional, até à criação do 4H Healthcare Group, um grupo sólido, inovador e com os olhos postos no futuro, sem esquecer uma forte tradição na área da saúde. Este 1.º Congresso 4H Healthcare Group pretende, precisamente, demonstrar a coesão e a ligação entre os quatro pilares do grupo – a Tecnifar; a Tecnifar Consumer Health; a IMAG e o Hospital S. Gonçalo de Lagos. É um orgulho enorme reunir este painel de profissionais ilustres e com carreiras excecionais no âmbito do 1.º Congresso 4H Healthcare Group.”
Dirigido maioritariamente a profissionais cuja especialidade é a Medicina Geral e Familiar, o 1.º Congresso 4H Healthcare Group pretende reforçar a sua dimensão e notoriedade junto da comunidade médica, e simultaneamente, aprofundar as valências das empresas que compõem o grupo – a Tecnifar (produz, comercializa e distribui medicamentos, próprios ou patenteados por empresas de investigação reconhecidas) a Tecnifar Consumer Health (uma referência na venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, dispositivos médicos, suplementos alimentares e produtos naturais), a IMAG (Rede de Centros de Diagnóstico e Terapêutica por Técnicas de Imagem que alia a proximidade e rigor técnico científico à mais inovadora tecnologia e experiência, através dos seus 13 centros) e o Hospital São Gonçalo de Lagos (presta serviços clínicos na área médica e cirúrgica, em internamento e ambulatório, disponibilizando atendimento permanente, consultas externas e meios complementares de diagnóstico e tratamento). Estas 4 áreas, distintas mas complementares, atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento.
Por: Porternovelli