É o título do livro de Lígia Gonçalves que irá ser lançado no sábado 4 de fevereiro, pelas 17h30, na Sala da Assembleia Municipal em Loulé.
Lígia Gonçalves natural de Loulé, nasceu a 4 de janeiro de 1962, é formada em Direito, pós graduada em Culturas, Religiões e Tradições.
O seu percurso profissional tem sido variado e engloba: o exercício da advocacia; o ensino em Escolas Públicas e Privadas; formação; direção de pessoal e administração.
A par das atividades profissionais, sempre desenvolveu tarefas a nível de voluntariado no âmbito humano e social onde destaca o facto de ter ido 7 vezes, durante as férias fazer trabalho voluntário junto de populações carenciadas em Moçambique.
Mãe de dois filhos, afirma que no seu coração habita também uma outra família bem mais vasta: a família humana!... da qual não se consegue distanciar!
Trata-se de um livro que agrupa alguns relatos das vivências da autora numa tenda no Idomeni na Grécia, num campo com cerca de 15.000 refugiados.
“Fui, como voluntária para Idomeni, em Abril de 2016, para estar com os refugiados. Vivi, lá, numa tenda partilhando a vida!
Aqui, relato a minha experiência, deixo soltar notas do meu sentir, e conto algumas histórias reais de refugiados que conheci e com quem vivi.”
“Trata-se de um simples instrumento de partilha e... quisera eu, dar o meu contributo de desmontagem de tantos pré- conceitos, discriminatórios”.
“Este texto não consubstancia uma reflexão sobre a atual vaga de refugiados: nasceu da minha vivência em conjunto com refugiados!
Não desconheço a diversidade de contingências que «envolvem» os acontecimentos ligados a estes factos, mas, não é nisso que me foco. Outros o fazem e farão bem melhor.
Daqueles que conheci nos campos, relato aqui pedaços de algumas das suas vidas, certa de que cada uma destas vidas pode ser minha, porque as diferenças e curiosidades se esfumam e só permanece significativo o que, sendo exatamente igual em todos nós, nos aproxima radicalmente:
Somos Humanos!”
