O financiamento europeu a municípios do interior, a eletrificação da ferrovia do Algarve ou o anúncio de pontos a requalificar na Estrada Nacional 125 marcam a visita do ministro do Planeamento e Infraestruturas à região, na quinta e sexta-feira.
O ministério dirigido por Pedro Marques anunciou hoje o programa da visita de dois dias que o governante inicia na quinta-feira à região e que inclui também um jantar com autarcas da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), no primeiro dia, em Portimão, uma visita às obras do aeroporto de Faro e o anúncio das zonas que a empresa Infraestruturas de Portugal vai requalificar na Estrada Nacional 125 (EN125), no troço Olhão-Vila Real de Santo António.
A visita começa na tarde de quinta-feira, em Aljezur, com Pedro Marques a assistir à primeira de quatro cerimónias de assinatura de protocolos entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e municípios, para receberem “apoio adicional” superior a 2 milhões de euros no âmbito do quadro de apoio Portugal2020, que antecederá deslocações semelhantes, ao longo dos dois dias, a Monchique, Vila do Bispo e Alcoutim, revelou o gabinete do ministro.
“Esta dotação, no valor global de 2,6 milhões de euros, visa garantir o acesso aos fundos europeus dos quatro municípios algarvios excluídos das regras anteriormente estabelecidas para os Planos de Ação de Regeneração Urbana”, justificou o ministério, numa informação enviada à Agência Lusa.
Outro dos pontos da visita do ministro Pedro Marques é o anúncio da eletrificação da linha ferroviária do Algarve, designadamente “dos troços entre Faro e Vila Real de Santo António e entre Tunes e Lagos”, no âmbito do “plano de modernização Ferrovia 2020, apresentado pelo Governo em fevereiro de 2016”, revelou ainda o gabinete do governante.
A intervenção está orçada em 32 milhões de euros, deverá estar “concluída no terceiro trimestre de 2021” e vai permitir a “redução do tempo de trajeto e aumento do conforto dos passageiros”, sendo apresentada na sexta-feira, em Portimão, às 11:25, pelo Presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, acrescentou a mesma fonte.
O ministério adiantou que Pedro Marques segue, às 14:20, para a visita às obras de ampliação do terminal do aeroporto de Faro, que começaram em julho passado, estão orçadas em 32,8 milhões de euros e vão ser apresentadas pelo presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão.
Olhão (15:05) e Tavira (16:30) são os pontos seguintes da visita do ministro do Planeamento, dedicados às obras de requalificação da EN 125: no primeiro caso, serão apresentados os estudos para a variante de Olhão; no segundo, será feita a identificação das intervenções prioritárias na EN 125, entre Olhão e Vila Rela de Santo António.
A mesma fonte recordou que, após a renegociação feita com o Estado, a concessionária Rotas do Algarve Litoral ficou a cargo da requalificação entre Olhão e Vila do Bispo, “enquanto os troços entre Olhão e Vila Real de Santo António ficarão a cargo da Infraestruturas de Portugal”.
“As obras a cargo da concessionária recomeçaram a 12 de janeiro e deverão estar concluídas até junho. Na visita de 19 e 20 de janeiro, a IP apresentará o plano de intervenção para os troços que ficarão sob sua responsabilidade”, referiu o ministério.
Por: Lusa