Decorreu este domingo, no Pavilhão Municipal de Loulé, o Campeonato Distrital de Xadrez por Equipas, em ritmo rápido, que consagrou as Torres do Loulé ++ como as mais rápidas do Algarve.
Alinhando com Luís Botelho no primeiro tabuleiro, o americano Alex Lehmann no segundo, José Prata no terceiro e o andaluz Oliver Jurado Pérez no quarto, a muralha do Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb terminou invicta as 10 jornadas.
Com três minutos no relógio para terminar a partida (ganhando dois segundos por cada lance efetuado), a equipa principal das Torres foi mais rápida que a própria sombra, somando, ao longo da competição, nove vitórias e cedendo apenas um empate, este ainda na primeira volta, face à equipa B do clube que alinhou com o espanhol Javier Jesus Reyes (melhor 1.º tabuleiro da prova (9/10 pontos, correspondentes a 8 vitórias e 2 empates), André Simões, Vítor Leal e Tiago Pinho.
Destaque ainda para a participação e o desempenho de três outras equipas do clube louletano que apresentou uma equipa exclusivamente feminina (Cláudia Monteiro, Françoise Lima, Patrícia Martins e Daniela Simões), outra maioritariamente composta por jogadores da formação (Bruno Martins, Diogo Silva, Daniel Starliciuc e Diogo Quinta) e outra composta maioritariamente por xadrezistas com alguma experiência - Marcos Dias, Amarildo Lima, Remi Lima e Alexandre Ramos -, assim demonstrando (com cinco equipas e vinte jogadores) a vitalidade da modalidade em Loulé, apesar dos quatro meses de existência do clube.
... e vice-campeão distrital de xadrez semi-rápido
Na prova semi-rápida (15 minutos por jogador com 5 segundos de incremento por lance), a ADC Faro, que alinhou com Dinis Libório, a holandesa Ada van der Giessen, Carlos Sousa, Ricardo Boto e como suplente utilizado o jovem sub-12 João Soares, sagrou-se campeã.
No encontro decisivo, os farenses impuseram-se aos louletanos por 3-1, fruto de duas vitórias e dois empates, e deste modo, o melhor desempenho individual das Torres (Luís Botelho foi o melhor primeiro tabuleiro da prova, José Prata o melhor segundo, Oliver Jurado o melhor terceiro e Tiago Pinho o melhor quarto), foi insuficiente para garantir a vitória coletiva.
A conquista do título e do vice-campeonato foi celebrada pelas Torres literalmente em frente à Muralha de Loulé, na Taberna dos Frades que há sensivelmente um ano acolheu os primeiros encontros informais de xadrez na cidade.
Campeonatos Distritais Individuais por Escalões prosseguem sábado, na Casa da Cultura de Loulé
A atividade xadrezística continua no próximo sábado, na Casa da Cultura de Loulé, onde irão ser disputadas a terceira e a quarta jornada dos Campeonatos Distritais por Escalões (sub-12, sub-14, sub-16, sub-18, sub-20, vet-50 e vet-65), aquela de manhã, a partir das 10:00 horas, e esta de tarde, com início às 15:30.
Nas primeiras duas rondas, que se jogaram na Junta de Freguesia da Conceição de Faro, as Torres, quer as jovens quer as veteranas, estiveram em bom destaque. Nos sub-12, Simão Monteiro, com uma vitória e um empate, segue na terceira posição. Nos sub-14, Diogo Silva e Diogo Quinta seguem também com um ponto cada, pontuação que iguala os primeiros quatro classificados do escalão. Em igual situação está Tomás Mendes na prova que junta os xadrezistas dos escalões sub-18 e sub-20. Já nos veteranos, no escalão para maiores de 50 mas menores de 65 anos, Vítor Leal segue em quarto lugar e Amarildo Lima em sétimo, sendo Françoise Lima, oitava da geral, a melhor jogadora em prova.
Por: Torres de Loulé