Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista
Rui Oliveira foi hoje o elemento em destaque na prestação da Seleção Nacional/Liberty Seguros no Campeonato da Europa de Pista, em Sangalhos, Anadia, alcançando a sexta posição na corrida por pontos de juniores.
O irmão gémeo do campeão europeu de perseguição esteve em grande nível na prova de qualificação, nesta manhã, vencendo a respetiva série. Na final conseguiu ganhar três dos dez sprints pontuáveis, um desempenho que o colocou na sexta posição, faltando-lhe conseguir dobrar o pelotão para ocupar um dos lugares no pódio.
O vencedor da corrida por pontos foi o francês Corentin Ermenault, corredor que Ivo Oliveira batera ontem na final de perseguição. O segundo classificado foi o irlandês Mark Downey e o terceiro o britânico Gabriel Cullaigh. Pedro Preto participou nas qualificações, não sendo apurado para a final.
Hoje foram atribuídos quatro títulos na corrida por pontos. Portugal também esteve representado na categoria de sub-23, por Hugo Brito e Luís Gomes, que não conseguiram ultrapassar a eliminatória. Na final, o mais forte foi o russo Andrey Sazanov, que foi acompanhado no pódio pelo francês Thomas Boudat, segundo classificado, e pelo belga Jasper de Buyst.
As sub-23 e as juniores competiram em finais diretas na corrida por pontos. Ana Azenha e Marisa Santos fizeram parte do pelotão sub-23, que assistiu ao domínio avassalador das corredoras italianas, que conquistaram a medalha de ouro por intermédio de Elena Cecchini e a de prata através de Maria Giulia Confalonieri. A russa Aleksandra Chekina fechou o pódio. Marisa Santos foi a 18.ª classificada, enquanto Ana Azenha abandonou.
Ana Lopes foi a 16.ª classificada na prova de juniores e Andreia Alves concluiu a corrida no 19.º lugar. A vencedora foi a britânica Manon Lloyd, seguida pela alemã Lisa Klein e pela russa Diana Klimova.
A corrida de 500 metros contrarrelógio para juniores femininas foi a única final de hoje de uma disciplina que não a corrida por pontos. O Velódromo Nacional assistiu a uma prova empolgante, com decisões ao milésimo de segundo. A mais veloz foi a russa Tatiana Kiseleva, com 35’’720, menos 83 milésimos do que a alemã Doreen Heinze e menos 93 milésimos do que a ucraniana Olena Starikova.
Amanhã realiza-se o quarto dia de competição, com provas das 9h30 às 14h40 e das 17h00 às 20h20, estando em disputa sete títulos europeus. A Seleção Nacional estará representada por nove corredores.
O destaque vai para o início da competição de omnium – conjunto de seis disciplinas -, estando Portugal representado por Ivo Oliveira, em juniores, e por Miguel Amorim, em sub-23. Esta sexta-feira será também o dia das quatro finais de scratch. Em sub-23, masculinos e femininos, e em juniores masculinos será necessário disputar séries de apuramento. Francisco Campos e Rui Oliveira tentarão alcançar a final em juniores, nesta disciplina em que o segundo se sagrou vice-campeão europeu no ano passado. Também os sub-23 Luís Gomes, Hugo Brito, Ana Azenha e Marisa Santos terão de esforçar-se na qualificação, em busca de vaga na final. A júnior Ana Lopes tem acesso à final direta de scratch.
Medalhas após o 3.º dia
País Ouro Prata Bronze Total
Rússia 8 4 2 14
Grã-Bretanha 2 1 2 5
Suíça 2 0 2 4
Rep. Checa 2 0 0 2
Alemanha 1 3 3 7
Holanda 1 3 0 4
França 1 2 2 5
Itália 1 1 1 3
Portugal 1 0 0 1
Polónia 0 3 2 5
Irlanda 0 2 0 2
Bielorrússia 0 1 0 1
Bélgica 0 0 3 3
Ucrânia 0 0 1 1
Por UVP-FPC