PRESIDENTE DA RTA ANTECIPA SUCESSO DO ANO TURÍSTICO E FELICITA PARCEIROS

22:09 - 19/12/2016 ALGARVE
«Mais dormidas, hóspedes e proveitos, mais passageiros e mais voltas de golfe no Algarve anunciam um balanço muito positivo do ano no principal destino turístico do país». A frase não é nova e tem-se repetido desde que tomei posse como Presidente da Região de Turismo do Algarve. E o ano de 2016 não vai ser exceção!

Ano após ano, tenho tido o grande privilégio de anunciar resultados positivos no turismo algarvio. Ainda há três anos, em 2013, a novidade era que o destino tinha superado os 600 milhões de euros em receitas hoteleiras e que registava 14,8 milhões de dormidas. Um ano mais tarde, em 2014, o Algarve atingia novos recordes nos proveitos totais da hotelaria regional e nas dormidas. Passado um ano, todos os indicadores deixavam antever que o turismo algarvio iria alcançar os melhores resultados de sempre em 2015. Mas não era tudo.

Não é tudo porque entre janeiro e outubro de 2016 os hotéis do Algarve registam já mais dormidas (17 milhões) e proveitos (863 milhões de euros) do que em todo o ano anterior – os tais que tinham sido os melhores resultados de sempre na região.

Graças ao envolvimento de todos os parceiros sem exceção, desde a tutela do setor, ao nível da Secretaria de Estado do Turismo; ao Turismo de Portugal, no seu papel de Autoridade Turística Nacional e de parceiros de trabalho de campo sempre disponíveis para o Algarve; às associações setoriais, quer as regionais, quer as nacionais com quem sempre desenvolvi laços de cooperação; passando pelos municípios do Algarve, que asseguram as infraestruturas fundamentais para a atividade turística e que tenho o prazer de trabalharem em conjunto e em proximidade com a Região de Turismo do Algarve; ao aeroporto de Faro, que em boa hora se tornou um dos principais parceiros de alguns dos projetos mais emblemáticos em curso no Turismo do Algarve; à Associação Turismo do Algarve (ATA), o pilar fundamental da promoção externa do destino; às forças de segurança que pugnam por fazer do Algarve um destino seguro; aos profissionais do setor, e não quero esquecer nenhum, dos agentes de viagens que vendem a região, aos hoteleiros premiados internacionalmente, aos que elevam os campos de golfe ao topo da qualidade mundial, a todos sem exceção; aos empresários de animação turística que lançam programas e experiências que tornam memoráveis as férias no Algarve; e aos meus colaboradores na Região de Turismo do Algarve, bem como aos meus colegas de direção e órgãos sociais, que comigo enfrentam diariamente os constrangimentos a que a entidade regional de turismo está sujeita, superando desafios e fazendo do Algarve um destino turístico líder no país e um caso de sucesso internacional.

A todos, o meu bem-haja e o meu muito obrigado pela estima e consideração, que me enche de orgulhoso em ser presidente da Região de Turismo do Algarve.

 

Por: EMIREC