Hoje é sexta-feira, 25 de novembro, tricentésimo trigésimo dia do ano, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Faltam 36 dias para o final de 2016.
Este dia é dedicado a Santa Catarina de Alexandria, Protetora dos Estudiosos, e a São Tomás de Vila Nova, Bispo.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 29, às 12:18.
O sol nasce às 07:30 e o ocaso regista-se às 17:17.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 00:24 e 12:42, a baixa-mar, às 06:14 e 18:38.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Sagitário, destacando-se o dramaturgo espanhol Lope de Veja (1562), o escritor português José Maria Eça de Queiroz (1845), o jogador norte-americano de basebol Joe Dimaggio (1914) e John F. Kennedy Jr (1960).
Nesta data, em 1510, Afonso de Albuquerque conquistava Goa. Em 1875, o Reino Unido passava a controlar o Canal do Suez através da compra de 176.602 ações ao Egito. Em 1902, os estudantes de Coimbra efetuavam a “tomada da Bastilha”, assalto ao luxuoso Clube dos Lentes, para ali instalarem a futura Associação Académica de Coimbra.
Em 1922 abria em Lisboa a pastelaria Versailles.
No dia 25 de Novembro de 1975, um dispositivo militar, com base no regimento de comandos, sob a direção do então tenente-coronel Ramalho Eanes, opunha-se, com êxito, à tentativa de sublevação de unidade militares e ocupação de meios de comunicação social efetuada por elementos conotados com setores da extrema esquerda. Ao fim da tarde, era decretado o estado de sítio em Lisboa.
Em 1981 Os Heróis do Mar estreavam-se num espetáculo no Rock Rendez Vous, em Lisboa.
Em 1986, Portugal tornava-se um dos 33 países eleitos para a nova Comissão Executiva do Comité Intergovernamental para as Migrações. Em 1989, na Checoslováquia, centenas de milhar de pessoas, lideradas por Alexander Dubcek, dirigente da Primavera de Praga, em 1968, e por Vaclav Havel, líder do grupo Novo Fórum, começavam, em Praga, a chamada Revolução de Veludo, manifestações que conduziram à abertura do regime.
Em 1990, Lech Walesa colocava-se à frente, com 40 por cento dos votos, na primeira volta das eleições presidenciais polacas. Em 1991, decorriam em Portugal manifestações de protesto contra os massacres em Timor. Na mesma data, morria, vítima de sida, Freddie Mercury, 45 anos, vocalista dos Queen.
Em 1993, Júlio Pomar, pintor português radicado em Paris, recebia, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, o prémio Montaigne da Fundação FVS Hamburgo. Em 1996, era inaugurada em Marselha, França, a sede do Conselho Mundial da Agua. Em 1997, o Tribunal Constitucional chumbava a Lei da Criação das Regiões.
Em 2001, morria João Tito de Morais, 62 anos, militante socialista e antigo administrador da agência noticiosa portuguesa ANOP. Em 2002, o provedor da Casa Pia de Lisboa era demitido, na sequência da revelação da prática continuada de abuso sexual de menores ao cuidado da instituição. No mesmo dia, chegava ao Iraque o primeiro grupo de inspetores da ONU, com a missão de verificarem a existência ou não de armas de destruição maciça.
Em 2003, os ministros das Finanças da Zona Euro chegava a um acordo sobre o Pacto de Estabilidade, exigindo um compromisso da França e da Alemanha para o controlo do défice, mas não o cumprimento imediato das metas impostas. Em Campolide, em Lisboa, o solo cedia abruptamente e um autocarro vazio era "engolido" pelo terreno.
Em 2004, começava o julgamento do processo Casa Pia, no Tribunal da Boa Hora. O Governo de Pedro Santana Lopes aprovava a transferência dos fundos de pensões da CGD, Nav, Ana e INCM para a Caixa Geral de Pensões. E o Supremo Tribunal da Ucrânia suspendia a publicação dos resultados eleitorais
Em 2005, Carlos Silvino, principal arguido no processo Casa Pia, era posto em liberdade, concluídos os três anos de prisão preventiva. O Relatório do Conselho da Europa sobre os possíveis centros secretos de detenção dos EUA, em Estados-membros da organização, identificava a existência de 31 voos, relacionados com a CIA. E a Unesco integrava 43 expressões populares mundiais no Património Oral e Imaterial da humanidade. A candidatura da tradição galaico-portuguesa era rejeitada.
Em 2006, o antigo ditador chileno Augusto Pinochet assumia a responsabilidade política por tudo o que fez durante o seu regime, entre 1973 e 1990. A judoca portuguesa Telma Monteiro, líder do ranking mundial de -52 kg sagra-se campeã europeia de judo sub-23 e Manuel de Lemos era eleito presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas.
Em 2007, um tremor de terra com uma magnitude de 6,2 na escala de Richter provocava o pânico na ilha indonésia de Sumatra, onde a população sofreu vários sismos mortíferos nos últimos anos. Um segundo sismo, de 6,7 graus na escala de Richter, voltava a atingir a Indonésia, designadamente a ilha de Sumbawa. Os dois sismos causaram pelo menos três mortos e 45 feridos. Portugal deixava escapar a medalha de bronze do campeonato da Europa de Futsal, ao perder com a Rússia, por 3-2, em jogo disputado em Gondomar
Em 2008, morria o poeta espanhol Ángel Campos Pámpano, 51 anos, galardoado com a edição 2008 do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos, “vítima de complicações pós-cirúrgicas”, no Hospital Universitário Infanta Cristina, em Badajoz. Morria o escritor William Gibson, que ficou conhecido pela obra "O milagre de Annie Sullivan", em Massachusetts, nos Estados Unidos, aos 94 anos. William Gibson, dramaturgo e romancista, escreveu 12 peças de teatro, sendo "The miracle worker", em português "O milagre de Annie Sullivan", a mais conhecida.
Em 2009, morria O futebolista brasileiro Ailton Ballesteros, antigo jogador do Boavista, FC Porto e Sporting na década de 70, em São Paulo, aos 60 anos.
Em 2012, Dave Sexton, antigo treinador do Chelsea e do Manchester United, e que liderou os "blues" à conquista da Taça das Taças em 1971, morre aos 82 anos.
Em 2014, o argentino Lionel Messi tornava-se o melhor marcador da história Liga dos Campeões de futebol com 74 golos, após ter marcado pelo FC Barcelona frente ao APOEL Nicosia.
Por Lusa