Foi assaltado, na noite de 21 de novembro o Canil São Francisco de Assis, tendo sido roubada uma égua e um cão, que não se sabe se terá sido levado propositadamente, ou se este terá seguido a égua, com quem tinha uma relação próxima
Antes de sair, os assaltantes, que terão entrado através da vedação e saído pelo portão de trás do canil que foi encontrado com a fechadura destruída, terão espancada até à morte uma mula, que foi encontrada na manhã do dia seguinte pela voluntária que trata da área destinada aos equídeos, tendo o cadáver sido retirado logo depois pelos serviços municipais e levado para o aterro sanitário. Os animais encontravam-se numa zona com videovigilância, mas os autores do crime terão desviado as câmaras de forma a que não fosse possível ver o ocorrido. As imagens foram entregues à GNR.
Ainda sentida com a dura perta, Lieselotte Kranendonk, ou Lilly como é conhecida por todos a presidente do Canil São Francisco de Assis, disse ao jornal «A Voz do Algarve» que este era um animal com quem tinha um contacto diário em particular, uma vez que todos os dias lhe dava cenouras e pão, o que contribuiu para que o animal estivesse mais manso do que na altura em que chegou ao canil, há cerca de 6 meses atrás, entregue por um idoso de etnia cigana, que considerava já não poder cuidar do animal.
Segundo a direção do Canil de São Francisco de Assis, perdem-se a conta aos assaltos sofridos por esta instituição, diversas vezes vandalizada pelos assaltantes, sendo no entanto a primeira vez que se verificam atos de violência contra algum animal. Questionada sobre uma possível forma de resolver esta corrente de assaltos, estes responsáveis consideram que a única hipótese seria o levantamento de uma parede, uma vez que os assaltos acontecem sempre através da abertura de um buraco na rede que veda o terreno. Contudo, a falta de verbas para os tijolos e materiais necessários para a construção ainda não permitiram avançar com os pedidos de autorização à autarquia para a realização da obra.
Recorde-se que o Canil de São Francisco de Assis acolhe atualmente cerca de 300 cães, 50 gatos e um macho.

Foto publicada nas redes sociais