LOULÉ ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA

16:24 - 22/11/2016 LOULÉ
A 30 de novembro, Loulé associa-se às comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora, com um programa que visa o envolvimento de toda a comunidade em diversas atividades.

Até este dia, vai estar patente ao público no Mercado Municipal de Loulé uma Mostra de Trabalhos, elaborados por crianças da Casa da Primeira Infância, designada por “Aprender os Direitos da Criança desde o berço”.

Já no dia 29, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o filósofo francês Gilles Lipovetsky apresenta mais uma Conferência “Horizontes do Futuro”, com o tema “Cidades educadoras, atividades criativas e inclusão social”.

Durante a manhã de dia 30, as escolas aderentes participam na iniciativa “Hoje há aulas na rua”. A Autarquia lançou o desafio aos professores para darem uma aula diferente, fora das paredes das salas de aula. Assim, as turmas que aderirem terão a oportunidade de ter aulas nas ruas da cidade ou na envolvente da escola, num ambiente descontraído.

Numa iniciativa do Centro Ambiental, os alunos do 1º Ciclo participam na atividade “Árvores para todos”. No mês em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone, pretende-se levar as crianças a viajar pelo incrível mundo das árvores e os seus serviços ecológicos, explorando questões como: Que árvores existem em Portugal? Quem vive nas árvores? Porque são tão importantes para os humanos? Os alunos da escola EB1 Mãe Soberana irão plantar, no final da ação, espécies nativas (portuguesas), neste caso específico 5 exemplares de alfarrobeira.

Das 10h00 às 12h00, no Mercado Municipal de Loulé, haverá um Showcooking e Mostra de Atividades por utentes da Associação EXISTIR.

Já na parte da tarde, o Centro Comunitário Vale Silves, o Cantinho da Amizade e a Associação Portuguesa da Oralidade promovem Oficinas de Partilha de Saberes, dando a conhecer à comunidade atividades que estão a cair em desuso mas que durante muitos anos fizeram parte da vida local. A atividade decorre no Centro Comunitário de Vale Silves.

No auditório da Escola Secundária de Loulé, das 15h00 às 18h00, haverá uma Tarde de Cinema – A vida para lá da Escola, com a projeção do filme “O Clube dos Poetas Mortos” e o vídeo “O que é para si uma Cidade Educadora”. Esta é uma iniciativa organizada pela Associação In Loco, Escola Secundária de Loulé, Observatório de Educação e Universidade Sénior de Loulé, com o apoio da Autarquia.

Às 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe mais um concerto integrado no ciclo “O Longe é Aqui”. Sérgio Godinho junta-se a Filipe Raposo e ao Ensemble de Flautas de Loulé para um espetáculo que pretende promover um encontro estimulante e criativo.

Recorde-se que, em 20007, o Município de Loulé aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar também a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, organismos que promovem a troca e partilha de experiências, no âmbito da Educação em toda a sua abrangência, e que entendem a cidade como um espaço de oferta de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo.

O conceito de Cidade Educadora tem na sua génese a ideia de que educar é uma responsabilidade de toda a sociedade e de que a Educação não se deve centrar exclusivamente na Escola, sendo um direito de todos e ao longo de toda a vida. De acordo com a Carta das Cidades Educadoras (AICE; 2004). “Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece”. 

 

Por: CM Loulé