II MEIA MARATONA DE TAVIRA – CPSE – LIBERTY SEGUROS

17:06 - 14/11/2016 TAVIRA
A Casa do Povo de Santo Estevao (CPSE) é a entidade organizadora da II MEIA MARATONA DE TAVIRA - CPSE - LIBERTY SEGUROS.

 

A II MEIA MARATONA DE TAVIRA terá lugar na cinematográfica e lindíssima cidade de Tavira, de uma riqueza patrimonial e ambiental impares, Comunidade representativa de Portugal junto da UNESCO para a DIETA MEDITERRANICA - Património Cultural Imaterial da Humanidade, no próximo dia 20 de novembro pelas 10h00.

Com partida e chegada da Praça da Republica, coração da cidade, o percurso conduzirá os atletas pelas ruas milenares de fachadas brancas até à requalificada zona das Quatros Águas, Ria Gilão abaixo, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, valiosíssimo pela sua bio biversidade e paisagem, por entre salinas e sapais.

O percurso passará ainda por entre Conventos e Igrejas e casas apalaçadas, que são uma das características da cidade de Tavira, até ao Vale Formoso e Asseca, rio acima, tocando os “pés da Serra”. O regresso é feito pela Ponte de São Domingos, Jardim da Alagoa, Porta Nova, Ponte dos Descobrimentos e Rua José Pires Padinha, até terminar na Praça da Republica.

Na definição deste percurso a Organização teve o cuidado de construir um itinerário interessante para os atletas, minimizar os transtornos para a população, que desde já agradece a melhor compreensão de todos, bem como permitir que o público possa, deslocando-se apenas alguns dezenas de metros, ver, acompanhar e apoiar os atletas em competição em pontos diferentes.

Ao longo do percurso  existirão vários pontos com músicos a tocar ao vivo motivando todos ao passar.

Percurso da Meia Maratona de Tavira – CPSE – Liberty Seguros 
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=uotvwjkpfxqfumuj

 

Existirão 3 provas/atividades, a saber: Meia Maratona, 21,097 Km, prova rainha, a Mini Maratona com 12,5 km e a Marcha Familiar Solidária com 7,5km. As duas primeiras têm, naturalmente, objetivos distintos da terceira, trata-se de competição com prémios monetários para os primeiros e para a equipa com mais atletas inscritos sendo a última direcionada à população em geral, e á promoção da prática desportiva com cariz solidário. A verba conseguida com as inscrições na Marcha Familiar Solidária será doada a duas IPSS do concelho de Tavira, á Casa do Povo da Luz de Tavira e ao Centro Social de Santo Estevão.

As inscrições para a Meia e Mini poderão ser efetuadas até dia 16 de novembro no site www.cronosport.pt. A inscrição na Marcha Familiar Solidária poderá ser efetuada no Pavilhão Municipal Dr Eduardo Mansinho ou junto do Projecto Municipal Todos a Caminhar. No próprio dia é possível a inscrição junto do Secretariado da prova.

Sabendo que nos últimos dias que antecedem o evento é, por regra, quando uma grande maioria de atletas se inscreve, a Organização, nesta fase, conta já com várias centenas de inscritos e espera ultrapassar a barreira dos 500 participantes.

Existem inscritos, além dos portugueses, de diferentes pontos do Pais, de Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.

A Madrinha da Meia Maratona de Tavira - CPSE - Liberty Seguros é Aurora Cunha prestigiada atleta portuguesa já retirada. Enquanto profissional destacou-se em provas de corta-mato, meio-fundo e fundo. Atleta Olímpica, foi campeã mundial de estrada em três anos consecutivos — 1984, 1985 e 1986 — e venceu as maratonas de Paris (1988), Tóquio (1988), Chicago (1990) e Roterdão (1992), assim como a São Silvestre de São Paulo em 1988.

Existirá junto á Meta, na Praça da Republica, uma zona destinada às crianças e às famílias, com muita animação, bem como stands com material de running, desde o vestuário ao calçado, e suplementos nutricionais associados á modalidade.

A Meia Maratona de Tavira conta com o apoio principal da Liberty Seguros, Ozadi Running Hotel, bem como do apoio do Município de Tavira das Freguesias de Tavira e Luz de Tavira e Santo Estevão, entre muitos outros. Referir ainda que a Associação de Atletismo do Algarve tem sido um parceiro fundamental, de excelência, desde o primeiro contacto, contribuindo em muito para o sucesso que todos esperamos que este importante evento venha a ter para a Cidade de Tavira e a Região.

Na Organização desta Meia Maratona encontram-se cerca de 100 voluntários, além da colaboração imprescindível das forças segurança, GNR e PSP, e da Cruz Vermelha Portuguesa.

A correr ou a caminhar, descobrir Tavira através desta Meia Maratona é preservar a história da cidade, de forma sustentável, e promover um estilo de vida saudável.

Mais informação em www.cpse.pt ou www.facebook.com/cpse.tvr.

 

 

Por CPSE