Associação Portuguesa de Estudos Franceses recebe Prémio Hervé Deluen/2014

09:32 - 21/07/2014 ATUALIDADE
A Academia Francesa atribuiu o Prémio Hervé Deluen/2014, no valor de 15.000 euros, à Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF), que é presidida por Ana Clara Santos, docente e investigadora da Universidade do Algarve. O galardão será entregue na capital francesa, no próximo dia 4 de dezembro.

De salientar que o prémio Hervé Deluen, criado em 2007, distinguiu até ao ano passado apenas duas associações/sociedades científicas: a Association internationale d'études françaises (2008) e a Voltaire Foundation (2010).

Recorde-se que a UAlg acolhe, de 15 a 16 de dezembro, as Assises du Français, um dos eventos com mais visibilidade da APEF.

 

Sobre a APEF

A Associação Portuguesa de Estudos Franceses é uma associação científica e cultural fundada em 2003 por um grupo de professores universitários de várias universidades do país. Tem a sua sede na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e procura congregar professores e investigadores do ensino superior que desenvolvem a sua atividade pedagógica e científica no âmbito da área dos Estudos Franceses e Francófonos.

A APEF tem como finalidades estimular e promover o conhecimento nos domínios da língua, da literatura, da tradução, da linguística, da didática, da história e da cultura, nas variadas formas de expressão francesa e vê, com a atribuição deste prémio, recompensado o seu trabalho ao nível da defesa e ilustração da língua francesa no ensino secundário e universitário português, no contexto do multilinguismo.

Nos últimos anos, a APEF tem assegurado  a divulgação da investigação na área dos estudos franceses dinamizando, não só a parceria com outras associações congéneres, tal como a APFUE (Associação de Professores de Francês da Universidade Espanhola) e a SHF (Sociedade de Hispanistas Franceses), mas também através da criação de duas linhas editoriais inéditas no nosso país: a primeira revista electrónica neste sector, a Carnets, revista eletrónica de estudos franceses (2009) e a coleção editorial “Exotopies”, dirigida por Ana Clara Santos e Maria de Jesus Cabral, nas edições Le Manuscrit em Paris.

 

Por Ualg