José Viegas Bota nasceu no sítio da Franqueada (concelho de Loulé) em 3 de dezembro de 1927, deixa um filho, uma filha e cinco netos.
Estudou no Externato Infante D. Henrique, em Loulé, até ao 5.º ano do ensino liceal. Dedicou-se desde sempre ao comércio e exportação de frutos secos, tendo sido até há dois anos o continuador da empresa familiar mais antiga do Concelho de Loulé, estabelecida de geração em geração há mais de 100 anos, primeiro nas Pereiras, depois na Franqueada, e em Loulé desde 1927.
José Viegas Bota foi presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião antes do 25 de Abril (1969-1973), e, já em período democrático, de 1989 a 1993, o que só por si prova o apreço com que era tido em conta pelos seus concidadãos. Presidiu, igualmente, à respetiva Assembleia de Freguesia. Foi membro da Assembleia Municipal de Loulé em vários mandatos, em representação do Partido Social Democrata, e integrou o Conselho Municipal de Loulé enquanto representante dos comerciantes de Loulé.
Foi, também, um dos grandes entusiastas do Carnaval de Loulé, tendo desempenhado as funções de Tesoureiro e membro da Comissão de Festas, desde 1966 a 1987. Por igual período foi Tesoureiro e Vogal da Santa Casa da Misericórdia de Loulé. Na década de 60, foi Presidente do Sporting Clube Atlético, coletividade louletana hoje já desaparecida. Foi, até há poucas semanas, Membro e Tesoureiro da Comissão Fabriqueira de S. Sebastião, cargos que desempenhou durante muitas décadas. Em 1997, foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata, atribuída pelo Município de Loulé.
Local e calendário das cerimónias fúnebres:
Domingo, 16 de outubro de 2016 – Velório na Igreja de S. Francisco em Loulé, das 18h às 23h
Segunda-feira, 17 de outubro de 2016 – O funeral sairá da Igreja de S. Francisco às 15h.
A igreja estará aberta durante a manhã até à hora do funeral