Mais proximidade, mais funcionalidades e mais interação do serviço público de emprego com as pessoas e com os empregadores. O novo Portal é mais e melhor serviço público.
A Sessão de Apresentação do novo Portal realiza-se hoje, dia 16 de julho, pelas 18H00, no Auditório do IEFP, I.P., na Rua de Xabregas, n.º 52, em Lisboa.
Este projeto, desenvolvido maioritariamente com soluções open source, nasce da necessidade de modernizar e reforçar a proximidade e interação do serviço público de emprego com os cidadãos, com as empresas e com as organizações da economia social.
O novo portal é um projeto dinâmico e evolutivo que privilegia as áreas nucleares de atuação do IEFP, I.P., o emprego, a formação e a reabilitação profissional. Cada utilizador registado, individual ou organizacional, vai poder dispor de uma página exclusiva e privada onde pode guardar ou receber informação útil relacionada com as suas áreas de interesse.
Com um design simples, apelativo e contemporâneo, disponibiliza conteúdos numa linguagem objetiva, de pesquisa fácil e intuitiva, de acordo com os padrões tecnológicos da Web 3.0, também conhecida por Web semântica. Entre as muitas inovações funcionais destacam-se a maior acessibilidade, a navegação adaptável a smartphones e tablets e a possibilidade de partilha de conteúdos nas redes sociais. É mais simples e amigável.
Sinopse técnica sobre o novo Portal Corporativo iefp.pt
Os custos vs despesa e eficiência
- Investimento no desenvolvimento: € 140.000,00;
- Financiamento comunitário (médio): 65%;
- Custo real aproximado: € 49.000,00;
- Estima-se que haja menos 24.000 atendimentos presenciais por mês, nos Centros do IEFP, o que corresponde a uma economia para os cidadãos superior a € 500.000/ano, na 1ª fase, poupança que deverá crescer para aproximadamente um milhão de euros/ano;
- Libertaremos os recursos humanos do IEFP, designadamente os gestores de carreira e das ofertas, para um atendimento tecnicamente mais qualificado, eficaz e eficiente.
O novo portal privilegia
- Um design apelativo, em conformidade com as atuais tendências;
- Conteúdos disponibilizados numa linguagem objetiva e de pesquisa fácil e intuitiva;
- responsive (adaptado à navegação com smartphones e tablets);
- O foco no cidadão e nas entidades;
- A acessibilidade;
- A partilha nas redes sociais.
Novas funcionalidades implementadas ou melhoramentos
- Destaques das últimas notícias do IEFP, a partir da página inicial. Publicação descentralizada - os Centros de Emprego e Formação Profissional ou Serviços de Emprego / Formação podem publicar as suas notícias;
- Divulgação das últimas ofertas de Emprego e de Formação, respetivos links rápidos para consulta do detalhe das mesmas, a partir da página inicial;
- Possibilidade de efetuar pesquisa livre e avançada de ofertas de Emprego e Formação;
- Disponibilização das ofertas de Emprego e Formação, por Delegação Regional, sob a forma de RSS feed;
- Pré-inscrição em ações de formação com validação dos campos idade e habilitação;
- Mapa dinâmico para pesquisa livre por freguesia, concelho ou distrito dos Centros de Emprego e Formação Profissional e Serviços de Emprego / Formação. Esta funcionalidade encontra-se integrada com o GoogleMaps;
- Consulta da base de dados de Currículos, permitindo a pesquisa livre por diversos campos, ex: profissão, formação, carta de condução, conhecimentos específicos;
- Consultar da informação do registo nacional das Empresas de Trabalho Temporário, com diversos filtros de pesquisa, ex: situação, região, NIPC;
- Área pessoal para cidadão ou entidade, onde é possível (após registo e autenticação) guardar favoritos. Ex: Ofertas de Emprego, Formação e Currículos; Candidatar-se a ofertas de Emprego, efetuar pré-inscrições em ofertas de Formação e, desta forma, realizar a gestão autónoma da sua área pessoal;
- Consulta de publicações estatísticas, com uma nova organização, de forma a facilitar a pesquisa da informação;
- Acesso rápido a questionários online;
- Todos os conteúdos são partilháveis nas redes sociais. Ex: Facebook, Twitter, Google+, Linkedin;
- Acesso a conteúdos Media: áudio, vídeo, imagem e notas de imprensa, de uma forma apelativa;
- Consulta de uma base de perguntas frequentes.
Para os colaboradores do IEFP o novo Portal incluirá ainda uma vertente colaborativa – 1ª fase
- Acesso às aplicações internas;
- Acesso à área privada (através da autenticação integrada com a Active Directory), sendo esta efetuada com as mesmas credenciais de rede (utilizador e palavra passe);
Prevê-se disponibilizar, num futuro próximo, as seguintes funcionalidades
- Autenticação integrada com a Active Directory nas restantes aplicações Web;
- Acesso ao email do IEFP;
- Acesso a listas de contactos telefónicos e endereços de e-mail do IEFP;
- Consulta de documentação interna;
- Consulta de informação diversa (por áreas / departamentos);
- Fórum;
Tecnologia utilizada no desenvolvimento do Portal
- O portal foi desenvolvido maioritariamente com soluções open source;
- O gestor de conteúdos que está a suportar o Portal é o Liferay. O Liferay inclui um sistema de gestão de conteúdos web embutido, que permite aos utilizadores a construção de sites e portais, como um conjunto de temas, páginas e portlets;
- A solução utilizada para a realização da autenticação centralizada foi o CAS (Central Authentication Service). É uma solução open source da Jasig para serviço de Single Sign On, que oferece soluções de integração para diversas tecnologias (Java, .Net, PHP);
- Foi implementada uma solução de LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), que é um gestor de diretórios hierárquicos, permitindo a criação de estruturas que podem refletir a organização de uma empresa, representando pessoas, grupos de pessoas ou unidades organizacionais. Esta solução foi implementada devido à sua capacidade de resposta para um grande número de utilizadores, atendendo às necessidades. A opção também recaiu nesta solução devido à sua grande flexibilidade de gestão, permitindo a integração com a Active Directory da Microsoft, utilizada internamente no IEFP;
- O software utilizado para a gestão da LDAP foi o OpenDJ da ForgeRock que, sendo implementado em Java, oferece uma ótima solução opensource, bem como uma vasta comunidade focada nesta solução;
- Utilização do sistema operativo open source CentOS;
- Utilização de SQL Server 2008, sobre Windows 2008 R2 Server, para suporte de informação ao Portal;
- Utilização de reverse proxy sobre Nginx, por forma a maximizar a performance global do portal.
Por IEFP