Foi inaugurado no passado dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o renovado edifício sede da Associação dos Amigos dos Animais Abandonados (AAAA) de Loulé, o primeiro canil do Algarve com licença camarária para operar, obedecendo a todos os requisitos exigidos pela lei.
O espaço renovado tem agora, além de boxes renovadas, mais 5 novos espaços para acolher os animais para além dos espaços a que a lei obriga: receção, administração, sala reuniões, enfermaria, cirurgia, recobro, refeitório, balneários, vestiário e sanitários. Tudo num total de cerca de 250 m2 de construção.
Com 35 anos de funcionamento, a AAAA de Loulé, investiu cerca de 250 mil euros, providos por alguns mecenas, na renovação do seu edifício sede, onde alberga atualmente 300 cães, 50 gatos, um burro, uma égua e uma mula.
A Câmara Municipal de Loulé e esta associação, responsável pelo Canil de S. Francisco de Assis, têm vindo a firmar protocolos para a recolha de animais abandonados como forma de colmatar a falta de um centro de recolha oficial destes animais.
Um exemplo positivo, segundo o deputado do Pessoas, Animais e Natureza (PAN), André Silva, que aponta que a nível nacional são muitas as autarquias que não assumem as suas responsabilidades nesta área tanto na criação de centros de recolha como na contratação de veterinários.
Mas nem tudo são bons exemplos no Algarve. André Silva mostrou-se preocupado com os casos de negligência registados no distrito de Faro com cavalos e burros.
Sobre isto, também Cristóvão Norte, autor da criminalização do abandono e dos maus tratos dos animais de companhia, presente nesta cerimónia, lançou o repto para que “Todos sejamos mais responsáveis quando tratamos dos animais, sejam eles animais de companhia, ou sejam outros.” O Deputado, aproveitou a ocasião para parabenizar “todos os que se empenharam” para a concretização da infraestrutura e diariamente pelo bem estar animal. O deputado reforçou ainda o seu apreço pela ação da GNR, que “tem feito um trabalho muito significativo do ponto de vista pedagógico, no sentido de valorizar o reforço do bem-estar animal.”
Presentes na cerimónia estiveram ainda Pedro Oliveira e Abílio Sousa em representação da Câmara Municipal de Loulé, Hélder Faísca, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Carlos Filipe, presidente da Junta de Freguesia de São Clemente, assim como elementos da GNR de Loulé. A cerimónia contou ainda com a bênção do espaço, presidida pelos párocos Pe Nelson e Pe Aquino.
Por VA