A Câmara Municipal de Tavira aprovou, recentemente, a «Declaração sobre a Preservação e Valorização das Paisagens Culturais do Algarve» de 18 de maio, a qual resulta dos trabalhos do seminário «Paisagens Culturais e Dieta Mediterrânica».
Este teve lugar, no Dia Internacional dos Museus, em Tavira, o qual contou com a presença de uma centena de representantes institucionais e de muitos especialistas, refletindo a posição conjunta de instituições públicas e privadas, dezenas de investigadores, museólogos, docentes, técnicos, dirigentes associativos e cidadãos.
Portugal e em particular Tavira, como comunidade representativa do país, têm obrigações jurídicas de adoção de práticas da salvaguarda da Dieta Mediterrânica inscrita pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, das quais fazem também parte a proteção e valorização das produções que caraterizam as paisagens algarvias como marcadores de identidade da região e do estilo de vida transmitido, através de muitas gerações e que chegou aos dias de hoje.
As paisagens culturais e as produções que lhe estão associadas possuem importância estética e simbólica, sendo também uma importante alavanca da economia regional e da sustentabilidade dos territórios, nomeadamente, pela valorização dos ecossistemas e dos produtos endógenos, pela promoção do turismo cultural e de natureza, do agroturismo e das festividades tradicionais.
A declaração, anexa, propõe e sugere um conjunto de importantes medidas de âmbito legislativo, programático e de ação com vista à preservação da Dieta Mediterrânica.
Para além da autarquia subescreveram este documento diversas instituições públicas representativas do Algarve, entidades privadas e largas dezenas de cidadãos.
O documento está à disposição de todas as entidades e dos cidadãos que o quiserem subescrever, bastando, para isso, enviar através de correio electrónico a manifestação da vontade de adesão para paisagensculturaisdeclaracao@cm-tavira.pt acompanhado dos elementos identificativos da entidade coletiva ou singular apoiante.
Por CM Tavira