A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica até ao próximo domingo (18 de setembro), a fiscalização do uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças (SRC), direcionando as ações para as vias onde as infrações por falta de uso dos dispositivos de retenção são mais frequentes.
A utilização destes dispositivos reduz a ocorrência e/ou gravidade de lesões sofridas pelos ocupantes de uma viatura em caso de acidente de viação, pelo que a GNR tem dado particular atenção à ações de prevenção e fiscalização desta matéria.
Em 2016, foram registadas até à data cerca de 19 mil infrações, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 26% em relação a 2015 (mais de 24 mil), repartidas do seguinte modo por distritos:
Distrito
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Excessos
2015
|
Excessos
2016
|
Aveiro
|
2 236
|
2 069
|
Beja
|
534
|
371
|
Braga
|
2 841
|
2 003
|
Bragança
|
598
|
370
|
Castelo Branco
|
530
|
477
|
Coimbra
|
1 330
|
966
|
Évora
|
339
|
269
|
Faro
|
1 436
|
1 368
|
Guarda
|
482
|
461
|
Leiria
|
1 459
|
1 478
|
Lisboa
|
2 231
|
1 460
|
Portalegre
|
294
|
192
|
Porto
|
4 301
|
3 567
|
Santarém
|
1 256
|
998
|
Setúbal
|
1 569
|
1 023
|
Viana do Castelo
|
979
|
592
|
Vila Real
|
892
|
469
|
Viseu
|
1 043
|
737
|
TOTAL
|
24 350
|
18 870
|
Esta operação, levada a cabo por militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.
Sendo a não utilização dos sistemas de retenção uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave (com mortos e feridos graves) em Portugal, a par do excesso de velocidade e da condução sob a influência do álcool, a GNR tem intensificado as ações de controlo destas matérias no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.
Por: GNR