Jovens Louletanos vigiaram a floresta durante os meses de verão

11:40 - 07/09/2016 LOULÉ
A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu pelo nono ano consecutivo o programa «Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem», destinado a menores de 18 anos.

A atividade decorreu nos meses de julho e agosto, contado com a participação de 73 voluntários, acompanhados por um monitor.

Por cada quinzena, duas brigadas realizaram vigilância de forma alternada com caminhadas, nas freguesias do interior. A última semana é dedicada à secção dos lobitos do Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento de Loulé.

O objetivo desta ação é a prevenção e deteção de fogos florestais, sensibilização e informação à população (entrega de folhetos) e interação com os idosos que vivem isolados nas áreas de Alte, Ameixial, Benafim, Querença, Salir e Tôr.

Para além da aprendizagem relacionada com os incêndios florestais e as caminhadas ao ar livre, o programa favorece as relações interpessoais entre os elementos dos grupos.

O programa de voluntariado ao longo dos anos tem fomentado a cultura de proteção e valorização do património comum, a floresta, dando a conhecer a alguns jovens estas zonas do Concelho.    

 

Por CM Loulé