A pensar nos mais novos, o Museu Municipal de Tavira preparou um conjunto de atividades que decorre de 11 de julho a 03 de setembro.
Oficinas no âmbito da Exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”
Olha, pinta e compõe
Dia 11 de julho, 10h00
Público: Famílias com crianças e jovens com idades entre os 06 e os 14 anos.
Vamos olhar, conhecer e compor com os alimentos da Dieta Mediterrânica. Pinta e cria um rosto de cheio de cores e imaginação!
Quem diz que “Dieta Mediterrânica” é só alimentação?
Dia 18 de julho, 10h00
Público: Famílias com crianças entre os 08 e os 12 anos.
Os ditados populares fazem parte da identidade, transmitidos de geração em geração, definem o povo e a cultura. Para manter este património imaterial, o Museu Municipal de Tavira lançará um desafio aos participantes.
Oficinas no âmbito da Exposição “Memória e Futuro – Património, coleções e a construção de um museu para Tavira”
Restauro e conservação
Dia 01 de agosto, 10h00
Público: Famílias com crianças e jovens idades entre os 07 e os 14 anos.
Salas escuras? É original ou réplica? Vem compreender as preocupações que o Museu Municipal de Tavira tem com as peças em exposição.
Lendas da cidade de Tavira
Dia 02 de setembro, 10h00
Público: Famílias com crianças com idades entre os 06 e os 12 anos.
Sabem lendas sobre a cidade de Tavira? Quem quer contar uma? Vamos ouvir ou até contar as lendas que cada um de vocês sabe. No final iremos imaginar como eram os príncipes e princesas dessas narrativas fantasiosas transmitidas pela tradição oral.
Centro Histórico de Tavira
Diário gráfico do centro histórico da cidade de Tavira
Dias 07, 08 e 12 de agosto, 10h00
Público: Crianças e jovens com idades entre os 07 e os 14 anos.
A partir da prática do desenho, o participante cria um trajeto gráfico pela zona histórica de Tavira, vamos observar, ouvir e desenhar, criando um “Diário Gráfico” com imagens, anotações e colagens.
Durante três sessões, os jovens têm oportunidade de aprender técnicas de desenho, o que é entendido por “Diário Gráfico” e alguma história da cidade.
Nota: É necessário um caderno A5 de folhas lisas.
Férias com Arqueologia
Arqueólogo por uma semana
De 14 a 18 de julho, 09h30 – 12h30
De 25 a 29 de agosto, 09h30 – 12h30
Público: Crianças com idades entre os 06 e os 10 anos.
A realização desta atividade pretende que as crianças percebam e experimentem como é o dia-a-dia numa escavação arqueológica. Através da simulação de uma escavação arqueológica, com estratigrafia, estruturas e espólios de diversas categorias, os jovens têm a oportunidade de participar nas várias tarefas inerentes à realização deste tipo de trabalhos, bem como à preparação dos espólios recolhidos para estudo ou exposição.
Jogo de Descoberta / Peddy Paper
Dia 03 de setembro, 09h30
Público: Famílias ou jovens a partir dos 12 anos (equipas entre os dois e quatro elementos).
Com o objetivo de divulgar a atividade arqueológica pretende-se com esta ação aproximar o público do património histórico da cidade. A realização deste percurso pedestre de orientação permite que as equipas conheçam a nossa herança de modo divertido.
As inscrições são gratuitas e obrigatórias. A organização reserva-se o direito de anular as atividades, caso o número de inscrições seja inferior a seis participantes por ação.
Para mais informações deverão os interessados contactar o Museu Municipal de Tavira, através: Tel.: 281 320 500 (ext. 2304) ou email: edu.museus@cm-tavira.pt.
Por CM Tavira