Oito mil pessoas no arranque da 31ª edição do Festival do Marisco

17:31 - 10/08/2016 OLHÃO
Começou da melhor maneira a edição de 2016 do Festival do Marisco, com cerca de 8 mil pessoas a fazerem questão de marcar presença nesta iniciativa que é já uma referência no verão algarvio. Na primeira noite, o palco do maior evento gastronómico a sul do País pertenceu a Aurea.

A cerimónia de abertura contou com as presenças da ministra do Mar e do secretário de Estado das Pescas, e houve ainda lugar para a inauguração da última escultura do Caminho das Lendas.

“Esta é uma iniciativa extremamente importante, que promove vários aspetos. Por um lado, divulga o mar e as espécies do marisco do Algarve, que é excelente, mas também promove a gastronomia, promove o turismo e, portanto, juntam-se neste evento vários aspetos: turismo, pesca, pescado, mar, gastronomia e promove-se a economia do mar e o mar do Algarve, que é extremamente importante para a economia do Algarve e do País”, sublinhou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que presidiu à sessão de inauguração do Festival do Marisco.

O dia de arranque do certame assistiu ainda à inauguração da última peça escultórica que faltava para completar o Caminho das Lendas, no Largo João da Carma. À semelhança dos largos do Gaibéu e da Fábrica Velha, a escultura é da autoria da designer olhanense Isa Fernandes e representa, usando chapas de zinco como material de eleição, o Arraúl, protagonista da lenda da mitologia olhanense com o mesmo nome.

Já com o aroma dos mariscos e bivalves, cozinhados como só os olhanenses sabem, no ar abriram ontem as portas da 31ª edição do Festival do Marisco, com o número de visitantes a chegar aos 8 mil, ultrapassando as expetativas da organização. “Estamos muito satisfeitos com a forma como decorreu este primeiro dia e com a adesão de olhanenses e turistas. É gratificante, entre tantos milhares de pessoas, encontrar algumas caras conhecidas, de visitantes que, não sendo de Olhão, fazem questão de voltar todos os anos”, referiu o presidente da Autarquia, António Miguel Pina, ao cair do pano deste dia inaugural.

Depois do jantar, a multidão vibrou ao som de Aurea, que trouxe ao palco do Festival do Marisco muitos dos êxitos que fazem dela uma das vozes femininas nacionais mais reconhecidas da atualidade. Antes disso, a jovem promessa Caitlin Santos “aqueceu” o recinto.

Esta noite, o palco pertence aos Expensive Soul. Amanhã, atuam Os Azeitonas, sexta feira C4 Pedro, sábado Camané e domingo, no encerramento do Festival, aguarda-se com expetativa o regresso dos Xutos & Pontapés. Todos os concertos acontecem a partir das 23h30.

 

Por: Município de Olhão