JSD/Algarve aconselha PS a pedir desculpas por ter falhado e felicita curto desconto de verão na A22

17:32 - 22/07/2016 ATUALIDADE
A Comissão Política Distrital da JSD/Algarve felicita, pública e conscientemente, o Governo liderado por António Costa por, em conjunto, mas ao contrário do que todos os três Partidos Políticos (PS, BE e PCP-PEV) separadamente defendiam há uns meses, veio apresentar ao País e ao Algarve através do seu ministro do Planeamento e das Infraestruturas: o anúncio da descida em 15% no custo das portagens na Via do Infante (A22) a partir de 1 de Agosto.


Felicitamos o governo pela introdução do desconto mas, enquanto única estrutura política da região que sempre manteve a sua posição política em relação a esta matéria, desde que em 2009 o ex-Primeiro-Ministro José Sócrates aprovou em Conselho de Ministros as portagens na A22, não deixamos de constatar o curioso facto de:

1.      O PS/Algarve assumiu no seu “Compromisso com o Algarve”, um desconto nunca inferior a 30% e que poderia chegar aos 50%;

2.      O Bloco de Esquerda prometeu, no Algarve, e onde centrou toda a sua campanha eleitoral para as Eleições Legislativas, o corte de 100% no custo das portagens em virtude do fim total desde mecanismo de pagamento;

3.      O PCP prometeu igualmente o corte total, ou seja 100%, com a abolição das portagens na A22.


Estranha a JSD/Algarve que, conhecido agora o resultado do somatório prático desta medida das três partes envolvidas, às vezes coligadas, seja claramente inferior à apregoada em campanha eleitoral pelo PS, BE e PCP. 15% será sempre inferior a 30, 50 ou 100% de desconto.


Gostaríamos ainda de avivar a memória de todos os algarvios em relação a (mais) um caso curioso que vem da campanha do PS/Algarve.

Em Agosto de 2015 o PS emitia um comunicado público em que divulgava e apresentava um estudo técnico, desenvolvido por um conjunto de economistas e docentes da Universidade do Algarve, em que era viável e como iriam justificar os descontos prometidos nos custos das portagens da A22.

O estudo, referiu o PS/Algarve, em comunicado, “demonstra ser possível tecnicamente diminuir o valor das portagens na A22 até 50% com ganhos para as pessoas, famílias e empresas da região e sem qualquer aumento da despesa pública, por força do «efeito de elasticidade» provocado pelo aumento da procura em função da redução do custo das viagens”.

Dizia o agora Secretário de Estado socialista e cabeça de Lista do PS/Algarve "É completamente inadmissível que os algarvios paguem portagens superiores ao resto do País", afirmou José Apolinário, que assumiu sempre o compromisso de reduzir o valor das portagens em montante não inferior a 30%, podendo ir em determinadas condições até 50%, em benefício dos cidadãos, empresas e instituições.

Da mesma forma que democraticamente felicitamos hoje o Governo de António Costa por ter dado o pequeno desconto nas portagens da A22, pedimos a mesma seriedade ao PS/Algarve para que faça um pedido de desculpas público a todos os Algarvios por ter falhado com o compromisso público que os fez catapultar para um dos seus melhores resultados de sempre na região.

Enganaram o Algarve.

Não somos nós, JSD/Algarve, que o dizemos porque os números demonstram que a palavra da campanha eleitoral não foi honrada pelo PS/Algarve. Com ou sem estudo, com mais ou menos compromisso, falharam no que prometeram.

Assumam o erro. Peçam desculpa aos Algarvios.
 

 

Por JSD/Algarve