COMUNICADO | INTER-REFORMADOS ALGARVE

17:26 - 08/07/2014 POLÍTICA
TODOS À MANIFESTAÇÃO NACIONAL 10 DE JULHO DE 2014

Sob pretexto da crise que eles próprios geraram e de que tiraram largos proventos, os detentores do poder económico-financeiro e os seus homens de mão destacados nas engrenagens do poder político desencadearam uma violenta ofensiva contra o povo e, em particular, contra os reformados, os aposentados e os pensionistas.

Esta ofensiva, que passa pela violação grosseira e sistemática da legalidade e de regras há muito consolidadas no ordenamento jurídico, bem como pela retirada de direitos arduamente conquistados, traduziu-se, em termos concretos, mas num inventário imperfeito, por uma enorme carga fiscal, agravada pela drástica redução das deduções específicas, pelo agravamento das taxas moderadoras no acesso à saúde, pelo aumento da contribuição para a ADSE e pela degradação / privatização de serviços públicos, nomeadamente no âmbito da Segurança Social, da Saúde e da Educação.

A somar a este rol de malefícios, os reformados, aposentados e pensionistas viram-se confrontados com o congelamento das pensões, com o aumento da idade da reforma, com a implementação e posterior agravamento do famigerado Factor de Sustentabilidade, com a imposição de uma denominada Contribuição Extraordinária de Solidariedade, agora rebaptizada Contribuição de Sustentabilidade, e ulterior alargamento da sua base de incidência.

À sanha destruidora e revanchista da direita no poder, arrogante na sua relação com o povo, mas sempre pronta a dobrar a cerviz perante os ditames do capitalismo internacional, urge dar mais uma resposta à altura. É o que a CGTP nos exorta a fazer no próximo dia 10. É o que os reformados, aposentados e pensionistas farão, deslocando-se a Lisboa, a fim de participarem na Manifestação Nacional contra o roubo dos direitos, salários e pensões e pela convocação de eleições antecipadas, que propiciem a implementação de uma política de esquerda e soberana.

Por Comissão Regional da Inter-Reformados