Sessão de observação de astronomia no Parque Municipal de Loulé aberta ao público e integrada no programa de escola de verão

11:21 - 12/07/2016 LOULÉ
21ª Escola de Verão da Associação Europeia para o Ensino da Astronomia

Arrancou ontem em Loulé, e prolonga-se até sexta-feira, 15 de julho, a 21ª Escola de Verão da Associação Europeia para o Ensino da Astronomia. Professores de toda a Europa reúnem-se nesta cidade algarvia para 5 dias de formação, com 13 workshops, 5 palestras e 2 visitas guiadas a locais astronómicos únicos em termos da didática, para além de 2 sessões de observação.

Um dos momentos altos deste programa, aberto ao público em geral, será uma sessão de observação no Campo de Rugby, Parque Municipal de Loulé, na quinta-feira à noite. Recorrendo a binóculos, telescópios ou simplesmente a olho nu, os participantes serão acompanhados pelos docentes que darão algumas informações sobre os fenómenos astronómicos observados nesta sessão.

Esta Escola de Verão é organizada anualmente pela Associação Europeia para o Ensino da Astronomia  e realiza-se este ano em Loulé, com o tema “Astronomia nas nossas escolas”. A organização local está a cargo da Escola Secundária de Loulé, com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé e do Centro de Formação da Associação de Escolas do Litoral à Serra e o apoio da Ciência Viva.

A Associação Europeia para a Educação em Astronomia foi a primeira rede pan-europeia para professores interessados no ensino da Astronomia. Tem um conjunto de grupos de trabalho que trabalham em várias vertentes, nomeadamente na área da formação de professores, e tem como propósito oferecer aos professores o acesso a trabalhos de investigação na área da didática, seja ela específica, ou aplicada a áreas disciplinares associadas, como a matemática, a física, a química, as ciências planetárias e geociências. Pretende ainda o desenvolvimento de novos materiais e métodos de ensino e garantir a possibilidade de troca de experiências entre docentes de toda a Europa.

Desde 1997, ano em que a primeira Escola de Verão foi organizada em La Seu d'Urgell, Espanha, este grupo de trabalho já promoveu e organizou 20 Escolas de Verão, tendo a última, organizada em julho de 2015, decorrido na Burlington House da Royal Astronomical Society, em Londres, com um dos dias a decorrer no Royal Observatory of Greenwich. A Associação tem também sido parceira, quer do Observatório Europeu do Sul ESO, quer do WG3-NASE da União Astronómica Internacional, no desenvolvimento de cursos para professores em países emergentes, através do desenvolvimento de ferramentas didáticas de baixo custo e com materiais localmente acessíveis. Este ano, graças aos esforços do atual presidente, Alexandre Costa, diretor da Escola Secundária de Loulé, foi decidido que a Escola de Verão decorra em Portugal.

Refira-se que esta formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua.

 

Por CM Loulé