A Assembleia Municipal de Lagos reunida em Sessão Ordinária, no dia 27 de junho de 2016, aprovou, por maioria, uma Proposta de Recomendação pela utilização de produtos nacionais em refeitórios e cantinas municipais.
“A Assembleia da República instituiu o dia 26 de abril como o Dia da Produção Nacional, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância social e económica da produção nacional e contribuir para a retoma do abastecimento público por produtos alimentares produzidos no nosso País, com redução das importações, melhoria do deficit comercial, criação de postos de trabalho e promoção e incentivo ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas do sector.
Acontece que a dependência alimentar que Portugal vem apresentando nos últimos anos em relação ao exterior, sendo gravíssima para a economia do País, refletiu-se diretamente na liquidação de muitas produções agrícolas e piscatórias, com muitos portugueses a serem obrigados a abandonar as suas atividades, confrontando-se com a ausência de formas de subsistência, com o desemprego e tendo a emigração como única alternativa.
Este panorama representou graves consequências reais no abandono agrícola e das pescas e no estrangulamento destes sectores, pois atualmente o nosso País importa mais de 2/3 da alimentação de que necessita.
Neste contexto, tudo o que contribuir para o escoamento dos nossos produtos nacionais terá reflexos diretos no apoio à nossa produção, mas também para a soberania e segurança alimentares, considerando ainda que a promoção do consumo de produtos nacionais é uma das formas de dinamizar a nossa economia, valorizar a produção nacional, contribuir para a soberania alimentar do País e, de forma muito significativa, para a melhoria dos hábitos alimentares e qualidade de vida da população.
Das mais importantes formas de contribuir para estes desideratos, será a utilização de produtos nacionais, com preferência para os de proveniência local, nas cantinas municipais e nos refeitórios escolares, considerando a influência da população escolar na transmissão para a família destes hábitos de boa alimentação.
Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lagos, reunida a 27 de junho de 2016, delibera recomendar à Câmara Municipal:
1 - Reconhecer as vantagens económicas e culturais de o Município de Lagos apoiar o consumo de produtos alimentares saudáveis de origem nacional, preferencialmente de proveniência local.
2 - Apoiar a divulgação de produtos de origem nacional e local, promovendo ações de sensibilização, junto da população em geral e da comunidade escolar em particular.
3 - Promover junto das diversas entidades envolvidas, o consumo de produtos nacionais nas cantinas municipais e nos refeitórios escolares.
4 - Dar conhecimento desta deliberação aos órgãos de comunicação social.”
Por: AM Lagos