O Hastear das Bandeiras Azuis e de Praia Acessível no município, que decorreu no dia 22 de junho, marcou o arranque da Campanha «Lagos na Onda do Verão 2016», que integra inúmeras atividades de animação e de sensibilização ambiental, conselhos de segurança, um concurso de fotografia e dicas sobre o que pode visitar e fazer em Lagos nesta altura do ano.
Este ano o Programa Bandeira Azul celebra os seus 30 Anos. Desde o primeiro critério, e ao longo dos anos, muita coisa mudou desde a forma como se olha o ambiente, os recursos naturais ou mesmo o usufruto que deles fazemos, sobretudo num contexto balnear, contribuindo decisivamente para um melhor ordenamento do território e uma maior consciencialização dos municípios em relação à importância do cumprimento das normas ambientais, não apenas do ponto de vista do prestígio e imagem, mas igualmente do ponto de vista do retorno económico.
Em Lagos, as melhorias são bem visíveis e a notoriedade alcançada decorre desta filosofia da Bandeira Azul e da evolução registada neste âmbito, e que este ano se assinala sob o lema “30 anos, 30 critérios, um objetivo”.
No dia 22 de junho, e à semelhança dos anos passados, a Bandeira Azul voltou a ser hasteada nas seis zonas balneares de Lagos: Praia da Luz, Porto de Mós, Praia da Batata, Meia Praia, Camilo e D. Ana, sendo que, nas primeiras quatro, o município volta a ostentar a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas.
A ostentação deste conceituado galardão e a conquista de diversos prémios e distinções “certificam Lagos como destino turístico de excelência em termos de qualidade ambiental, do património cultural e da sua identidade local”, como garantiu a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos. “Há 30 anos que esta autarquia hasteia a Bandeira Azul com muito orgulho. É um símbolo do trabalho árduo que ao longo do tempo temos desenvolvido nesta área”. Sendo que a cerimónia do Hastear das Bandeiras marca o arranque da Campanha “Lagos na Onda do Verão 2016”, a autarca aproveitou a ocasião para agradecer publicamente tanto a todos os patrocinadores já “sem o seu apoio dificilmente a Campanha acontecia com estas dimensões e impacto”, como a todos os que apoiam, direta ou indiretamente, a promoção desta iniciativa.
Mais uma vez, o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, fez questão de estar presente em Lagos e associar-se a esta importante iniciativa no município. Frisando o facto de na região do Algarve existirem 88 Bandeiras Azuis, o responsável sublinhou “o esforço de todas as autarquias e respetivas parcerias que têm conseguido manter e/ou criar para alcançar este resultado”. Recorde-se que, no caso concreto de Lagos, a Bandeira Azul é uma garantia da qualidade das águas balneares do concelho, das suas infraestruturas de apoio, bem como do interesse de todas as ações de informação e sensibilização ambiental levadas a cabo no município. O responsável pelo turismo na região referiu ainda que “o Algarve tem tido já uma procura e ocupação muito superior à do ano passado”, sendo que “o nosso país, e a região algarvia, em particular é um destino de referência, já que oferece para além do sol, praia e património, confiança nas áreas de segurança e assistência médica”. A terminar, Desidério Silva deu a conhecer o desafio para este ano: “para além de manter os turistas habituais, vamos tentar fidelizar os que visitam o Algarve pela primeira vez”.
Por CM Lagos