Teve lugar, no passado dia 20 de junho, o hastear das Bandeiras Azuis no Concelho de Faro, na Praça Central da Praia de Faro, numa cerimónia que contou com um simulacro representativo de um salvamento aquático efetuado pela SUESTE – Associação Humanitária de Nadadores Salvadores de Faro e pela Autoridade Marítima Nacional.
O empenho demonstrado pelo Município de Faro, entidades públicas, associações e titulares dos apoios balneares e apoios de praia existentes no concelho de Faro tem vindo a ser reconhecido e premiado pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde 1987.
Para este ano, o Município candidatou-se à obtenção do referido galardão para as praias Faro-Mar, Barreta, Farol-Mar e Culatra-Mar. Possuindo a Praia de Faro as condições necessárias para que os cidadãos com mobilidade condicionada possam usufruir da qualidade desta zona balnear, a autarquia candidatou-se ainda à obtenção do galardão “Praia Acessível”. Com este “selo de qualidade”, a Praia de Faro garante o acesso ao mar de pessoas com mobilidade reduzida, no posto de praia camarário situado junto ao Parque de Campismo. Aqui são disponibilizadas rampas e acessos de nível, uma cadeira anfíbia, casas de banho e estacionamentos para automóveis devidamente sinalizados.
A Câmara Municipal de Faro irá ainda, durante a época balnear, que se prolonga até 30 de setembro, assegurar o reforço à vigilância e o salvamento aquático. Na Praia de Faro, este serviço será assegurado diariamente, entre as 09h30 e as 19h30, através da presença de nadadores salvadores camarários distribuídos por três postos de praia situados na Praça Central, Parque de Campismo e Ponte dos Barcos.
Na Ilha da Culatra, este serviço será assegurado por um nadador salvador camarário, diariamente, entre as 10 e as 12h30 e as 14h30 e as 18h30, a partir de 1 de julho.
Recorde-se que as praias Faro-Mar, Barreta, Farol-Mar e Culatra-Mar foram já distinguidas pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, com a atribuição do galardão Praia com Qualidade de Ouro.
A Câmara Municipal de Faro destaca ainda a parceria estabelecida com a FAGAR, Fundação Vodafone e Centro Ciência Viva do Algarve para realização das atividades de educação ambiental.
Por CM Faro