CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOS REPROVA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS

12:19 - 20/06/2016 LAGOS
É função constitucional da Câmara Municipal participar na prestação de serviços e prestar apoio a cidadãos idosos, por si ou organizando parcerias com as entidades competentes e com instituições particulares de solidariedade social.

Cabe assim à Câmara Municipal tomar as medidas necessárias à concretização deste objetivo, implementando uma política social ativa integrada territorialmente e que promova a inclusão social e por isso seja potenciadora da melhoria da qualidade de vida dos idosos.

 Face à situação real no Concelho de Lagos, reveste-se de grande importância a criação de novos apoios à população idosa em geral e à de menores recursos económicos em particular, colmatando carências que apresentem, assim combatendo alguma tendência que se possa apresentar para a exclusão social.

 

Neste sentido, a vereadora eleita pela CDU na Câmara Municipal apresentou no passado dia 15 de Junho uma proposta para:

1.      Criação do CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO

Tem como objetivo estimular a participação dos idosos do Concelho de Lagos em atividades culturais, desportivas e recreativas, beneficiando de uma rede  isenções e reduções em produtos e serviços públicos e privados do Concelho.

Destina-se também a apoiar os idosos económica e socialmente mais desfavorecidos, com dificuldade de acesso a uma situação financeira e social digna.

2.      Criação da OFICINA DOMICILIÁRIA DO IDOSO

´Consta de um serviço municipal móvel que efetua pequenas reparações no domicílio de munícipes idosos, realizando melhorias habitacionais de manutenção e condições de segurança e conforto.

3.      Criação da FARMÁCIA SOLIDÁRIA

Destina-se a compensar as graves dificuldades de acesso a medicamentos que, por limitações de natureza económica e social, apresenta parte da população, cuja qualidade de vida depende, em primeira instância, da utilização de medicamentos.

4.      Criação do BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS

Fará a recolha solidária de materiais destinados a promover a melhoria da qualidade de vida dos munícipes do Concelho de Lagos, portadores de deficiência ou dependência permanente ou temporária, total ou parcial. Serão cedidos os equipamentos indispensáveis à sua autonomia e integração, com promoção da autoestima de quem se encontra dependente e assim é incentivado a fazer por si o que necessita, com o recurso a ajudas técnicas tais como cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas, cadeiras rotativas, ou ainda camas articuladas e outros aparelhos.

5.      Os REGULAMENTOS referentes a estas novas medidas municipais.

6.      Dar conhecimento desta deliberação à população através da página eletrónica da Câmara Municipal e aos órgãos da comunicação social.

 

ESTA PROPOSTA FOI REPROVADA COM OS VOTOS CONTRA DA PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE E OS DOIS VEREADORES DO PS.

Teve o voto favorável da vereadora da CDU.

Abstiveram-se os vereadores do PSD e da lista independente LCF.

Com esta manifestação da insensibilidade social por parte por parte do PS, PSD e LCF, ficaram prejudicados os idosos do Concelho de Lagos e foi mais uma vez ofendida a justiça social que deveria ser apanágio dos atos da Câmara Municipal.

 

Por:  Coordenadora de Lagos da CDU