Quinta-feira, 16 de junho- 19h00
Café Concerto do TEMPO
Com o verão quase a chegar, na próxima quinta-feira, 16 de junho, a Beta Talk Portimão irá dar a conhecer o percurso inspirador de mulheres empreendedoras que seguiram os seus sonhos e com sentido inovador deram vida, por um lado, a uma casa de férias assente no conceito de “desintoxicação digital” e por outro, uma marca de calçado nacional que está a dar agora os primeiros passos.
A partir das 19h00, no espaço habitual do Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão estaremos à conversa com Bárbara Miranda e Rita Gomes, mentoras e fundadoras da “Offline House” www.offlineportugal.com, e Daniela Catraia, fundadora e diretora criativa da marca de calçado com o mesmo nome www.danielacatraia.com
A conversa está marcada, como já é habitual, para o dia 16, a partir das 19h00, no espaço do Café Concerto do TEMPO com participação gratuita, mas inscrição obrigatória em http://tinyurl.com/betatalk-junho.
Bárbara Miranda e Rita Gomes são ambas naturais de Lisboa mas foi em Londres que se conheceram, antes de Bárbara de 34 anos, arquiteta, ter viajado sozinha, durante seis meses, para o sudeste asiático e de Rita, de 36 anos, psicóloga clínica, ter participado em projetos de voluntariado e ensinado inglês na Tailândia.
Ambas saíram de Portugal em 2010, não empurradas pela crise mas quase por aventura, enquanto a Rita pediu uma licença sem vencimento, a Bárbara despediu-se e, acabaram por se cruzar na capital britânica através de amigos em comum e aqui haviam de descobrir também um sonho em comum: abrir um espaço offline, onde a tecnologia não tivesse lugar e se desse primazia às relações humanas.
Com vontade de regressarem a Portugal, aproveitaram um programa governamental de apoio financeiro ao regresso de emigrantes- VEM, para avançarem com a criação da marca Offline Portugal assente num conceito de “desintoxicação digital”.
Em Abril deste ano estas duas amigas abriram as portas da “ Offline House”, uma casa de férias na zona de Aljezur que convida a passar uns dias sem existência virtual e onde o yoga, o surf e a música são os principais meios para uma “desintoxicação”, porque defendem que “ só se estivermos offline é que conseguimos conectar verdadeiramente com os outros, com a natureza e com nós próprios”.
Daniel Catraia é natural de Portimão e estudou Arquitetura na Faculdade de Évora mas desde sempre a área da Moda a fascinou. No ano em que trabalhava na tese de mestrado resolveu inscrever-se simultaneamente num curso atelier de design de calçado na Lisbon School of Desig e com os resultados obtidos após a formação sentiu-se com a motivação necessária para arriscar e criou a sua própria marca.
A arquitetura continuou a ser uma inspiração, e a marca Daniela Catraia acabou por ser uma conjugação de todas essas influências- design, arquitetura e moda, através da exploração de novos materiais e formas de os coordenar, com soluções para criar um alto nível de conforto e estilo, o resultado é um produto de design com uma linguagem conceptual e minimalista, num registo contemporâneo casual e desportivo.
As suas coleções estão à venda na loja online oficial e em lojas parceiras associadas, de norte a sul do país. Com um ano e meio de existência, a marca Daniela Catraia já conta com a participação nas duas últimas edições da ModaLisboa e várias publicações em revistas e blogs de referência na área da moda. A sua ambição é continuar a crescer, tendo a consciência plena de que ainda há muito mais por palmilhar, quer continuar a investir na expansão da marca e a exportação é o principal caminho.
Como é habitual na Beta Talk o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer sumo e snacks para partilhar.
De referir que a Beta Talk é promovida pela Beta-i - Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve através do CRIA - Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO - Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.
Por CM Portimão