MUNICÍPIO RESTAURA JAZIGO DO POETA BERNARDO PASSOS

14:21 - 02/06/2016 FARO
A equipa de conservação e restauro do Museu Municipal de Faro acaba de prestar uma importante colaboração técnica na recuperação do jazigo monumental no qual se encontram os restos mortais do poeta Bernardo Passos, um dos filhos mais ilustres da vila de São Brás de Alportel.

O monumento, que apresentava vários problemas de conservação e de tratamento de alguns dos seus trabalhos artísticos, foi alvo de recuperação pelo Município de Faro, no seguimento de pedido da autarquia de São Brás de Alportel, da junta de freguesia local e de familiares do poeta.

O restauro traduziu-se no trabalho de limpeza, remoção de cimentos, preenchimento de argamassas e pinturas de cal ao longo de 3 semanas. A inauguração do espaço agora restaurado teve lugar no dia 1 de Junho, feriado municipal em São Brás de Alportel, com a presença da equipa de conservação e restauro e do diretor do Museu Municipal. 

Bernardo Passos faleceu em 1930, naquela vila, e os seus restos mortais, assim como de alguns familiares seus, repousam num jazigo monumental que reúne alguns pormenores artísticos que não devem ser descurados. Realce para os painéis de alto-relevo nas laterais deste espaço funerário, um denominado Cavador e da autoria de Joaquim Passos, e o outro intitulado Os apóstolos a cargo de Ângelo Passos. No interior do jazigo uma escultura em forma de Pégaso sustenta a urna do poeta, que assina um dos seus trabalhos literários numa lápide junto à porta principal.

 

Por: CM Faro