Seminário «O Mecanismo da Comunicação prévia no âmbito da Gestão Urbanística – o Presente e o Futuro»

12:46 - 25/05/2016 ALBUFEIRA
Os particulares já podem, em muitos casos, realizar obras de qualquer envergadura, sem que as Câmaras Municipais "apreciem" os projetos de construção.

Esta simplificação, em vigor desde Janeiro de 2015, está a gerar grandes controvérsias…porque, recentemente, começaram a surgir as obras não "controladas".

A atual legislação permite que os particulares, em muitos casos, iniciem obras de construção civil, sem que as câmaras municipais apreciem e aprovem os respetivos projetos.

De acordo com a simplificação prevista na lei, após a entrega dos projetos, ao abrigo da “mera comunicação prévia”, o interessado paga as taxas devidas e, simplesmente, "informa" a câmara municipal, de que, irá dar início à construção (seja de que envergadura for o edifício desde que se localize em loteamento, plano de pormenor ou aglomerado urbano consolidado).

Esta inovação, tem já acarretado graves problemas a algumas autarquias e aos particulares, na medida em que, as câmaras municipais, não conseguem dar resposta atempada,... (aliás, nem sequer tal resolução está prevista), em relação à legalidade da construção. As câmaras municipais, apenas procedem ao controlo sucessivo, quando na sua maioria, não possuem estrutura técnica para tal.

A simplificação pretendida pelo Governo, deveria ser compensada pela responsabilização acrescida de todos os intervenientes. Quando vigorava o “licenciamento” que obrigava a aprovar previamente os projetos, quantos casos de construções ilegais foram detetados e determinadas demolições. Imaginemos então,  no atual sistema, sem qualquer verificação dos serviços municipais…

 

A Associação dos Técnicos Administrativos Municipais, ATAM, realiza no próximo dia 27/5, às 9,30h, um Seminário, subordinado ao tema A COMUNICAÇÃO PRÉVIA NO ÂMBITO DA GESTÃO URBANÍSTICA, em que participarão técnicos projetistas, autarcas, construtores civis, mediadores imobiliários, etc.

Na mesa de honra estarão presentes, para além das autoridades locais, o Sr. Vice-Presidente da Comissão Diretiva  da AECOPS, - Eng.º António Perestrelo Cavaco; Reinaldo Teixeira, em representação da APEMIP, Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal,  um representante da ATAM – Associação dos Trabalhadores da Administração Local e António Góis Nóbrega, especialista na matéria, autor de mais de uma dezena de publicações sobre legislação urbanística anotada e comentada e autor de um livro sobre o tema, que será distribuído a todos os participantes.

O tema será de grande interesse nos mais diversos aspetos, em que o urbanismo continua a ser uma das principais alavancas do progresso na sociedade moderna.

O Seminário realiza-se no próximo dia 27 em Albufeira, das 9,30h, na Câmara Municipal de Albufeira.

A lotação é limitada sendo aceite por ordem de chegada.

 

Por ATAM