No passado dia 6 de maio, a jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira entrevistou o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, no Mercado Municipal da cidade. Numa iniciativa aberta ao público, Vítor Aleixo falou da sua experiência enquanto autarca e a sua ligação com a política
De entre os vários temas abordados na entrevista “Desafios e Oportunidades de Futuro para Loulé”, Vítor Aleixo falou como a convicção pelas causas sociais e políticas foi uma missão para com a sua comunidade. “A política é um apelo para servir as pessoas, o bem-comum”, disse o Presidente. A gestão do território é, para Vítor Aleixo, uma componente muito importante, até porque o Concelho de Loulé tem um território muito diverso e “capaz de gerar riqueza”, não esquecendo as zonas do interior onde o declínio económico é evidente, tal como o abandono desses territórios e o envelhecimento da sua população. No entanto, o Presidente admite que têm pensadas “estratégias políticas para todos estes territórios”.
O município de Loulé recebeu o galardão da Bandeira Verde cinco vezes consecutivas, atribuído a nível internacional, por cumprir 21 fatores sustentáveis e Vítor Aleixo aproveitou para destacar os padrões de qualidade ambiental das praias. Ainda nessa perspetiva, o Presidente da Câmara Municipal de Loulé teve a oportunidade de falar sobre alguns projetos desenvolvidos pelo município, como é o caso do “Loulé Adapta”, que pretende a adaptação às alterações climáticas. A mobilidade é também tema de discussão ao longo da entrevista e Vítor Aleixo aproveitou para anunciar que em outubro o número de bicicletas no município irá aumentar e, em termos de transportes públicos, o objetivo é que sejam mistos e possam ter também uma componente elétrica. Para o Presidente do Concelho de Loulé, a segurança é importante, destacando a construção do posto da GNR em Almancil e a do posto de Bombeiros em Salir.
“O cidadão pode passar a pagar as taxas online até ao final deste ano”, anuncia o Presidente, referindo a forma atual e moderna como o Concelho se tem desenvolvido. Também o surgimento do turismo criativo é destacado, tal como o facto de Loulé ser a única cidade portuguesa a estar hoje na Criative Cites Network. A reabilitação do Palácio dos Espanhóis e a construção de dois pavilhões para a prática desportiva em Quarteira e Almancil são apresentados durante a entrevista por Vítor Aleixo. “Eu sou dos políticos que não se conformará nunca com a desorganização e desinvestimento no serviço público nacional”, refere sobre a questão da saúde, admitindo que vai ser investido dinheiro nessa área. Quanto ao ensino, Vítor Aleixo acredita que a situação “não é tão grave”.
Numa iniciativa em que o público teve a oportunidade de intervir, foram várias as pessoas que quiseram colocar as suas questões ao autarca, o que deu oportunidade ao Presidente para afirmar que “Loulé é hoje um Concelho são”. Projetos agrícolas, cozinhas comunitárias, salvaguarda e oferta turística de pequena escala no interior e áreas de reabilitação urbana em Quarteira e Loulé serão o alvo dos Fundos Comunitários. O Presidente destaca ainda o trabalho feito no âmbito da candidatura das festividades da Mãe Soberana a Património Nacional e Imaterial.
Fátima Campos Ferreira aproveitou para mostrar o seu agrado por estar neste Concelho onde “há fatores de alegria e que mostram que somos capazes e competentes”. A jornalista disse mesmo “não sei por que razão alguém vive em Lisboa”. A sugestão de que o tema da exploração de petróleo no Algarve fosse debatida no programa da RTP de Fátima Campos Ferreira foi feita pelo público, o que acabou por acontecer no passado dia 23 de maio.
Oiça esta entrevista na integra aqui.