Secretário de Estado da Saúde inaugurou USF Descobrimentos em Lagos e anunciou medidas para reforço dos cuidados de saúde no Algarve
O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, realizou esta terça-feira, dia 10 de maio de 2016, um conjunto de visitas às diversas unidades de Saúde algarvias, durante as quais aproveitou para deixar uma mensagem de confiança a todos os profissionais de saúde da Região, garantindo que o Ministério da Saúde está empenhado e trabalhar para criar as condições necessárias para melhorar a prestação de cuidados de saúde do Algarve.
A aposta nos Cuidados de Saúde Primários com a colocação em breve de 30 Médicos de Medicina Geral e Familiar no Algarve, a abertura de vagas excecionais para enfermeiros e assistentes ocupacionais para os Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalar e a criação de incentivos excecionais com vista a captar e a fixar médicos das diversas especialidades hospitalares na Região, foram algumas das medidas apresentadas pelo Secretário de Estado da Saúde no decorrer da visita.
Aproveitou ainda o momento para anunciar o reforço do atendimento no Verão nos meses de julho, agosto e na primeira quinzena de setembro, com a disponibilização de 32 Postos de Saúde de Praia e da «Consulta do turista» destinada a todos os cidadãos que visitam o Algarve e que necessitem de cuidados de saúde, com o alargamento de horário de atendimento e reforço das consultas de atendimento complementar nos concelhos do litoral onde se regista habitualmente a maior afluência de turistas, designadamente, em 12 unidades funcionais de saúde dos três ACES da Região: ACES Barlavento: Sagres; Portimão; Armação de Pera; Carvoeiro e Alvor; ACES Central: Olhos de Água; Quarteira; Almancil e Olhão e no ACES Sotavento: Tavira, Altura e Monte Gordo.
De destacar ainda a entrega de duas viaturas para apoio domiciliário às UCC Gentes de Loulé e UCC de Faro.
A visita teve início em Lagos, onde o Secretário de Estado da Saúde, na presença do Conselho Diretivo da ARS Algarve, da Direção do ACES Barlavento, da Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Dra. Joaquina Matos, dos profissionais de saúde dos ACES e de representantes de diversas entidades locais e regionais, presidiu à inauguração oficial da Unidade de Saúde Familiar (USF) Descobrimentos, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento, instalada na Sede do Centro de Saúde de Lagos.
Esta nova USF reúne uma equipa multidisciplinar, composta por seis médicos, seis enfermeiros e cinco assistentes técnicos, tendo como Coordenadora a Dra. Ana Patrícia Correia Carvalhal, e vai abranger cerca de 10 mil utentes do concelho de Lagos, dos quais 9 mil não tinham médico de família atribuído, maioritariamente oriundos da freguesia de São Gonçalo de Lagos.
Com a entrada em funcionamento da USF Descobrimentos no concelho de Lagos, a única atualmente em funcionamento no Barlavento Algarvio, encontram-se neste momento em atividade onze Unidades de Saúde Familiar na Região do Algarve, que abrangem mais de 100 mil utentes.
De seguida, o Secretário de Estado da Saúde realizou um conjunto de visitas às diversas unidades de Saúde da Região do Algarve, designadamente, ao hospital de dia oncologia da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, EPE, ao Centro de Saúde de Portimão, à Unidade de Longa Duração e Manutenção da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados do Algoz.
No concelho de Loulé, foi assinado um memorando entre da ARS Algarve e Câmara Municipal de Loulé para a construção das novas instalações da USF Lauroé e a apresentação de uma viatura para reforço de apoio domiciliário da UCC Gentes de Loulé.
Ao início da tarde o Secretário de Estado da Saúde teve oportunidade de visitar o Centro de Medicina e Reabilitação do Sul.
De seguida, o Secretário de Estado da Saúde esteve presente na apresentação da campanha «Juntos por um Verão Seguro» que juntou, no pavilhão da Escola Secundária Afonso III em Faro, os representantes da Direção-Geral da Saúde, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, do Instituto de Socorros a Náufragos, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Associação Bandeira Azul e da Associação para a Promoção da Segurança Infantil, da Administração Regional de Saúde do Algarve e da Câmara Municipal de Faro, com o objetivo de informar as crianças e a população em geral sobre os principais riscos associados ao Verão, nomeadamente, a prevenção dos afogamentos.
Ao final da tarde, o Secretário de Estado da Saúde realizou uma reunião de trabalho na unidade hospitalar de Faro do Centro Hospitalar do Algarve, com o Conselho Diretivo da ARS Algarve, o Conselho de Administração do CHAlg e com o Vice-Reitor da Universidade do Algarve, o Prof. Pedro Ferrer, para fazer o ponto de situação da constituição do consórcio do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica.
A deslocação à Região do Algarve terminou com a visita ao Serviço de Urgência Básica de Vila Real de Santo António e ao Centro de Saúde de Vila Real de Santo António.
Por ARS Algarve