Centro Cultural de Lagos inaugurou duas exposições, uma dedicada à fotografia e outra de caricaturas.
«LANZAROTE – A JANELA de SARAMAGO» é uma exposição fotográfica de João Francisco Vilhena sobre a relação entre o Nobel da Literatura falecido em 2010 e a ilha que escolheu para viver. É um diário/caderno de notas sobre o olhar sensorial e apaixonado do escritor, visto e filtrado pelo olhar de um fotógrafo que em 1998 esteve em Lanzarote para o retratar, segundo o próprio contou na ocasião, e que “15 anos depois regressou para capturar novas imagens e tentar captar o que aquela terra, no meio do oceano, representou para Saramago”.
Através das suas fotos João Vilhena procurou “retratar Lanzarote como uma janela aberta por Saramago, e que ao mesmo tempo abriu-se ao escritor”. A mostra estará patente até ao dia 09 de julho.
No que diz respeito à Exposição de Caricaturas de Júlio Dantas «JÚLIO DANTAS E OS NOVOS» - SCENA I: Salão de Humoristas de Lagos 2016, resulta de uma parceria entre a autarquia e a Escola Secundária Júlio Dantas e espelha bem “a relação bem conseguida entre todos os pais, alunos e executivo, em redor de uma iniciativa”. A exposição, patente até 08 de outubro, é dos nOART LAGOS - Novos Artistas de Lagos, alunos de Artes Visuais do 10.º E da professora Mara Taquelim, que afirmou, desde logo ter aceite “o desafio lançado pela autarquia caricaturar Júlio Dantas”. Também alguns dos alunos participantes deixaram o seu testemunho, dando a sua opinião sobre esta iniciativa. Recorde-se que esta abordagem artística ao autor e à obra integra um programa mais vasto de Comemorações do 140º Aniversário do Nascimento de Júlio Dantas, que se estende até novembro.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, este foi “um momento importante que aconteceu numa data importante. É bom podermos, neste 25 de Abril, tanto homenagearmos com uma exposição magnífica José Saramago, um dos nomes mais importantes de Portugal, como também darmos a conhecer, pelos olhos dos nossos alunos, quem foi Júlio Dantas e irmos à descoberta deste ilustre lacobrigense. Estão todos de parabéns!”
Por CM Lagos