«O Medo à Espreita» em Faro, no dia 25

14:04 - 21/04/2016 FARO
Exibição de documentário premiado, e tertúlia de notáveis, marcam cerimónias do Dia da Liberdade

As comemorações do 25 de Abril, ficarão marcadas em Faro pela estreia do filme “O Medo À Espreita”, um documentário premiado da realizadora Marta Pessoa. A película oferece-nos um olhar sobre os passos escondidos e as manobras secretas da PIDE, a polícia política do Estado Novo, e que ainda marcam, hoje, as vidas e as memórias de quem sofreu com as suas perseguições e torturas. A sessão especial terá lugar pelas 15h00, no antigo Salão do Governo Civil de Faro, com a presença da realizadora. Um filme que promete não fazer esquecer os que sofreram, em Portugal, com os passos secretos da ditadura.

Após a exibição do mesmo, haverá lugar a um debate sobre o tema, com as participações dos Professores João Guerreiro e Vilhena Mesquita. A moderação é assegurada por Ramiro Santos, um homem da rádio, cuja voz e credibilidade são unanimemente reconhecidas. O evento é aberto à participação de todos e resulta da iniciativa da CMF, Cineclube de Faro, Civis e MMF.

Mas as cerimónias solenes terão início logo às 9H00 no Paços do Município e serão seguidas, pelas, 11h30, da entrega dos prémios a abertura da 5ª exposição de cartazes alusivos à Revolução, “Um Olhar sobre a Liberdade”, elaborada pelos alunos da escola do 1.º ciclo das escolas do concelho no Museu Municipal de Faro.

Pelas 12h30, sobem ao palco, improvisado no Museu, os alunos do Curso de Artes e Espetáculo do 2º ano B do A. E. Tomás Cabreia, com a performance teatral “O Última Dia e o Primeiro”, com a encenação de António Gambóias, num momento que promete também ser muito especial.

Couple Coffee cantam Zeca no Concerto do Palco da Doca

O arranque das comemorações acontecerá antes, no dia 24, pelas 21h30, com o tradicional concerto no Palco da Doca. Este ano, a figura de cartaz é a banda Couple Coffee. Conhecidos por transformarem músicas conhecidas do público português em ritmos quentes da Bossa Nova e outras sonoridades brasileiras, os Couple Coffee lançaram três álbuns dedicados à obra de Zeca Afonso e um último de originais. Nesta noite imperdível, Luanda Cozetti (voz), Norton Daeillo (baixo), José Peixoto (guitarra) e Sebastien Scheriff (percussão) vão propor uma viagem pelo magnífico legado de José Afonso e de outros cantautores que marcaram a cena musical portuguesa com o seu repertório de intervenção. A não perder.

 

Por: CM Faro