Mais uma candidatura ao SIAC aprovada, esta com o objetivo de levar a cabo uma Estratégia de Desenvolvimento Turístico para o território. A meta é conhecer o posicionamento da oferta nos mercados internacionais e concertá-la com o setor empresarial da região. Um projeto focado num turismo sustentável e que pretende combater a sazonalidade: o turismo de natureza.
A Odiana viu aprovada mais uma candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), desta vez na tipologia Internacionalização - Baixa Densidade em Setembro de 2015. O nome do projeto aprovado é «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)» e vem a juntar-se ao, também aprovado, «Choose our Food», na tipologia Qualificação.
Este projeto é totalmente focalizado no eixo turístico, mas não apenas no binómio sol e praia, mas sim num turismo de natureza, um turismo de qualidade, um turismo sustentável que pretende derrubar a barreira sazonal e destacar uma região de excelência turística apostando no pedestrianismo, cicloturismo/BT e ornitologia.
O «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)», pretende levar a cabo uma Estratégia de Desenvolvimento Turístico para este território, com o objetivo de obter conhecimento mais aprofundado do posicionamento da oferta do setor do turismo nos mercados internacionais e potencialidades a desenvolver, numa atuação concertada com o setor empresarial da região. Para o Presidente da Odiana, Francisco Amaral, “perante a atual situação do país, o Algarve e o Baixo Guadiana em particular, torna-se necessário rentabilizar os nossos recursos e o turismo de natureza é um nicho de mercado que contribuirá decisivamente para atenuar as assimetrias entre o litoral e a serra algarvia”.
Entre as atividades basilares está a realização de um diagnóstico aprofundado da procura turística; o envolvimento dos agentes económicos do território; a Cooperação e articulação com entidades com competências nos domínios empresarial, internacionalização, turismo e desenvolvimento económico e social; e por último, as ações de disseminação sobre as potencialidades do território. O projeto já começou a sua implementação e prevê-se a sua conclusão em Março de 2018.
A destacar que este projeto surgiu através do Aviso de Abertura de Candidatura nº ALG-52-2015-02, lançado no âmbito do SIAC para apresentação de candidaturas na tipologia Internacionalização - Baixa Densidade, no âmbito da prioridade de investimento 3.2 do PO CRESC ALGARVE 2020, que decorreu entre 1 de julho e 30 de setembro de 2015.
Por: Odiana