A campanha decorreu entre 27 de março e 23 de abril nas 238 lojas Lidl de todo o país com o objetivo de angariar bens alimentares para 238 instituições de solidariedade de todo o país.
Os contributos alimentares doados por parte dos clientes irão ajudar cerca de 30.000 pessoas que beneficiam regularmente da ajuda das instituições locais visadas. O Lidl reforçou o seu contributo efetuando diretamente doações no valor de cerca de meio milhão de euros.
Segundo Vanessa Romeu, diretora de comunicação do Lidl, «com o projeto “Mais para Todos”, o Lidl procurou dar mais um passo na sua missão de responsabilidade social, ao contribuir para criar um maior envolvimento e solidariedade da comunidade para com as camadas mais frágeis da sociedade».
Uma ajuda especialmente importante no contexto social atual em que a percentagem de população portuguesa em risco de pobreza é alarmante - segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas divulgados no passado mês de março, a percentagem de população portuguesa em risco de pobreza subiu para os 18,7% em 2012, e o risco de pobreza para a população em situação de desemprego situava-se nos 40,2% naquele ano.
Esta campanha teve o objetivo de contributo local, uma vez que a identificação das 238 instituições de solidariedade social resultou da recomendação dos colaboradores de cada loja Lidl, por todo o país. Embora prestem um precioso apoio ao nível local, as instituições desta natureza são, na sua maioria, desconhecidas a nível nacional, tendo, consequentemente, reduzidos contributos. Através deste projeto, estas instituições puderam ganhar notoriedade e aumentar a sua capacidade de ajuda local, dando significado a esta campanha.
Os resultados que comprovam a missão Lidl:
· Foram assinados 238 protocolos com as várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) envolvidas, de forma a assegurar a existência de uma IPSS associada a cada loja Lidl.
· Através do contributo da comunidade local, no total foram beneficiadas mais de 30.000 pessoas a nível nacional através das IPSS´s participantes.
· A cada IPSS para além do reforço dos artigos alimentares recomendados, o Lidl também ofereceu um conjunto de bens não-alimentares.
· Contemplando os bens alimentares e não-alimentares entregues pelo Lidl, os resultados desta campanha traduzem-se numa valorização de aproximadamente 500.000 euros.
· Este resultado comprova o empenho da marca no campo da responsabilidade social, já que representa, só numa campanha, metade do valor total alcançado em 2013, correspondentes à ajuda a cerca de 70 instituições de solidariedade social.
· Nos últimos seis anos, o Lidl efetuou cerca de 2230 doações a nível nacional com um total de cerca de 8 milhões de euros em donativos.
Sobre o Lidl & Cia. - Lojas Alimentares
O Lidl é uma cadeia de distribuição alimentar de origem alemã, cuja existência remonta aos anos 30. Está presente em mais de 25 países, detendo cerca de 10 mil lojas. Em Portugal tem 238 pontos de venda e 4 entrepostos. Todas as lojas aceitam pagamentos com multibanco, cartões Visa, Euroticket ou Ticket Restaurant, e Chèque Déjeuner independentemente do valor das compras. O Lidl é a primeira insígnia da grande distribuição a disponibilizar o pagamento contactless.
A responsabilidade social é uma área muito relevante para a empresa que em 2013 ajudou cerca de 70 instituições de solidariedade social com mais de 1 milhão de euros.
Por Realgrupa