Decorre, no dia 09 de março, pelas 14h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, o seminário «Gestão de Cheias e Inundações».
Nesta ação, investigadores e técnicos irão apresentar os principais desafios na gestão dos recursos hídricos, designadamente, no que se refere aos seguintes temas:
- “Hidrologia urbana e análise de riscos de cheias”;
- “A problemática das cheias no âmbito do Ordenamento do Território”;
- “Gestão da rede hidrográfica e as cheias” e
- “Minimização dos riscos de inundação em projetos urbanos”.
As inundações decorrentes das cheias podem pôr em causa a segurança de pessoas e bens e provocar impactes prejudiciais significativos a nível socioeconómico e ambiental. Os danos causados tendem a aumentar com o incremento dos eventos climáticos extremos e as alterações do uso do solo, nomeadamente, com o aumento da ocupação dos leitos de cheia em áreas urbanas e a destruição de áreas naturais.
Este seminário é uma organização da Agência Portuguesa do Ambiente – IP – ARH do Algarve e conta com a parceria do Município de Tavira e do Centro de Formação do Levante Algarvio.
Por: CM Tavira