O Município de Lagos será um dos municípios presentes na BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa, que decorre entre os dias 02 e 06 de março, no Parque das Nações.
Lagos volta a estar presente naquela que é considerada a maior feira do setor em Portugal, no stand conjunto promovido pela Região de Turismo do Algarve. Refira-se que nesta edição o Algarve é o destino convidado nacional da BTL, sendo que durante estes cinco dias da Bolsa de Turismo de Lisboa, a região irá estar em destaque no Pavilhão 1 para apresentar aos visitantes a sua vasta oferta turística.
Para esta ação de promoção, a autarquia volta a contar com a participação e colaboração de alguns parceiros locais numa iniciativa destinada a potenciar a capacidade de atração do município enquanto destino turístico de excelência, e a demonstrar, tanto a nível nacional como internacional, todo o potencial de um município profundamente marcado pela sua história ligada aos Descobrimentos e onde a oferta turística, apesar de Lagos e do Algarve serem os destinos com mais horas de sol na Europa, vai muito para além da excelência do clima, do golfe e das suas praias de sonho.
A cultura, o património e a identidade histórica local estarão em destaque com a realização de três apresentações, nos dias 04 e 05 de março. Para sexta-feira, dia 4 de Março, está prevista, a partir das 16h30, a primeira apresentação de carácter mais público do mais recente Guia editado pela Câmara Municipal de Lagos e cujo tema é “Lagos na Rota da Escravatura (séculos XV-XVI). A ideia é que através deste pequeno guia, qualquer visitante possa fazer uma “viagem no tempo” a Lagos do final da Idade Média e do início da Época Moderna (séc. XV-XVI) ancorando o percurso no tema das primeiras gerações de Africanos aqui desembarcados na condição de Escravos.
No dia 05, e a partir das 15h00, estão previstas as apresentações do Centro Ciência Viva de Lagos, aparecendo como “Promotor do conhecimento e do património natural” e do LAC – Laboratório de Atividades Criativas, cujo responsável falará de uma das mais importantes iniciativas desta associação - o Projeto ARTUR: Arte Urbana em Lagos.
Refira-se que, após 27 edições, esta Feira continua a ser o maior certame de promoção turística nacional e um espaço de eleição para as entidades e profissionais ligados à área turística, funcionado como o grande barómetro do mercado. Na edição de 2015, passaram pelo certame mais de 70 mil visitantes, mais 6% face a 2014 - cerca de 35.500 mil visitantes do grande público e mais de 35 mil profissionais.
Por CM Lagos