Lagos adere à Rede de Teatros do Algarve – Rede AZUL

10:18 - 13/01/2016 LAGOS
A Rede de Teatros do Algarve é uma rede informal que tem por missão programar e apoiar a criação e produção cultural regional, rentabilizando as infraestruturas existentes e reforçando toda a oferta cultural, bem como permitir receber no Algarve produções nacionais e internacionais. São 11 os municípios que pertencem a esta Rede AZUL.

A apresentação oficial desta Rede de Teatro do Algarve decorreu recentemente no Teatro das Figuras em Faro no passado dia 09 de janeiro, e contou com a participação de representantes dos 11 municípios algarvios que aderiram à Rede AZUL, designadamente, Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

Os objetivos desta iniciativa é, principalmente, identificar dinâmicas de programação cultural existentes nos espaços pertencentes à Rede; promover reuniões de trabalho entre os técnicos, mediadores e agentes culturais; qualificar as equipas técnicas e artísticas; criar um evento regional, descentralizado pelos vários municípios e apoiar a criação e a mobilidade de agentes locais, assim como a circulação dos seus trabalhos pelos espaços da Rede.

A Rede AZUL desenvolve-se em torno de 3 eixos: o Eixo 1 - Apoio à Criação, onde se pretende valorizar e densificar a criação cultural na região, apoiando as estruturas artísticas de cariz amador; o Eixo 2 - Programação – onde se pretende realizar um trabalho de programação em rede, possibilitando a criação de sinergias e de economias de escala na co-produção e compra de espetáculos, assim como na concertação de agendas e, finalmente, o Eixo 3 – Formação, onde se pretende contribuir para a formação contínua das equipas, assim como qualificar o tecido artístico regional.

 

CONVITE à CRIAÇÃO 2016

A Rede AZUL pretende afirmar-se como uma estrutura cultural informal que visa quer o estímulo/facilitação da criação, circulação e promoção da oferta cultural de qualidade existente na região ao nível das artes performativas e das suas derivações e diálogos, quer uma desejável e útil articulação entre os vários equipamentos municipais no que concerne às suas estratégias, metodologias e práticas de programação em determinadas áreas e segmentos, quer ainda a formação/consolidação e circulação (na região) de públicos para os campos musical, teatral, performativo e coreográfico.

Nesta linha, a AZUL vem lançar um primeiro desafio às estruturas artísticas de cariz amador sediadas na região algarvia, visando a conceção e apresentação de uma criação original no âmbito das artes performativas, a qual possa ser estreada em 2016-2017, segundo calendário a definir, nos vários equipamentos que participam neste “CONVITE à CRIAÇÃO”.

O que se pretende com esta iniciativa é promover e valorizar a criação artística e a produção de projetos inovadores e diferenciadores no Algarve nas áreas da Música, Dança, Teatro e Performance; criar condições para uma efetiva, concertada e eficaz circulação da criação artística; estimular as estruturas de cariz amador sediadas na região para novos desafios artísticos e criativos e fomentar criadores e estruturas emergentes dotados de inegável consistência, exigência e qualidade artísticas. Os destinatários deste CONVITE são todas as estruturas artísticas de cariz amador e outros agentes culturais, com personalidade jurídica e sediados no Algarve.

A verba total a atribuir à candidatura selecionada será de € 7.000,00 para efeitos de apoio à produção.

Os interessados podem solicitar informações através do email: redeazulalgarve@gmail.com.

 

Por: CM Lagos